domingo, 16 de janeiro de 2011

Duas Chuvas



Chovem duas chuvas:

Uma de água e outra de lágrimas
Uma de água e outra de lama
Uma de água e outra de casas
Chuvas que deixam crianças sem cama

Chovem duas chuvas:

Uma de água e outra de fome
Uma de água e outra de azar
Uma de água e outra sem nome
Chuvas que levam em suas águas a paz

Chuvas de desespero, de tristeza
Chuvas de solidão
Chuvas em cima da mesa
Terra no lugar do pão

Esta chuva que não cessa
Deixando tantos ao léu
Pedidos, súplicas e promessas
Olhares aflitos esperam a ajuda do céu

Corpos engolidos pela terra
Sem tempo de se despedir
Avalanches invadem sem espera
Vidas convidadas a partir

No olhar da menina passeia uma lágrima
A chuva insolente beija-lhe a face
Pezinhos descalços no chão de lástimas
Na inocência das crianças a esperança nasce

Chega de tanta chuva!
Que reine o sol e a luz
A fé do povo se curva
Aos pés da santa cruz!

Deus!
Há muito sofrimento nestas paragens
Lança sobre os desabrigados a tua proteção
Dá para Teus filhos a coragem
Que encontrem na tristeza
A fortaleza da oração

Deus!

E aqueles que se foram
Levados pela terra e pela água
Segura-os em Tuas mãos
Que tenham no céu uma morada
E a paz eterna reine em cada coração

E para aqueles que ficaram
Muita força e coragem
Aqui por onde as águas passaram
As terras desmoronaram
A fé, agora pede passagem!

(Cassiane Schmidt)
**** Formação-Formada em Pedagogia e em Letras pela Uniasselvi-Universidade para o desenvolvimento do alto vale do Itajaí. Pós-graduada em Gestão Escolar pelo ICPG – Instituto Catarinense de Pós Graduação. Pós-graduada em Linguistica pela Universidade Gama Filho. Acadêmica do curso de Pós- Graduação em Metodologia do ensino da Língua Portuguesa e Literatura pela Uniasselvi e do curso de Revisão de Texto pela Universidade Gama Filho. (2008)


Lembro de Súplica Cearense, de Gordurinha...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Jabuti dos Ilustradores (1ª Parte)


Em novembro/2010 aconteceu a cerimônia de entrega do prêmio Jabuti. O Roger Mello ganhou o segundo melhor infantil, com o "Carvoeirinhos", e a Ângela-Lago, o terceiro, com o "Visita dos dez monstrinhos". Os três infantis vencedores foram feitos por autores-ilustradores — em primeiro lugar ganhou o Nelson Cruz e seu Herdeiros do Lobo. Não é super notável isso?

Notável por alguns aspectos. Em primeiro lugar, esses são livros que tiveram texto, ilustração e diagramação criados em conjunto, por uma mesma pessoa. No caso desses três, sei que foram projetos concebidos pelos artistas, e não uma encomenda das editoras. Em segundo, acho demais que artistas reconhecidíssimos por seu trabalho como ilustradores de livros infantis escrevam também as histórias, e tão bem: os textos são muito bons, têm estilos originais, criativos.

De alguns anos pra cá, a discussão sobre a importância e o papel dos ilustradores nos livros para crianças cresceu muito. Vários deles se uniram como um grupo, e passaram a exigir participação nos direitos autorais — em geral são contratados e pagos pelo trabalho assim que entregam os originais e pronto, acabou-se o seu elo com o livro. É importante considerar que os ilustradores têm também autoria na obra, e que contam a sua história do livro, às vezes em uma narrativa totalmente colada ao texto, às vezes com a sua versão, que corre paralelamente à outra.

Esse Jabuti reafirmou a importância da atuação dos ilustradores na literatura infantil; além de mostrar como alguns deles são também escritores excepcionais. Não é de se estranhar, se pensarmos que são narradores com seus desenhos, habituados ao mundo da ficção. Deve ser muito legal saber transitar entre linguagens diferentes — musicar o próprio poema, cantar a própria música, ilustrar a própria história, ou quem sabe escrever a história para a sua própria ilustração.

(Por Júlia Moritz Schwarcz)
Júlia Moritz Schwarcz é editora dos selos Companhia das Letrinhas e Cia. das Letras. Ela contribui quinzenalmente para o blog com textos sobre literatura infantil.

Roger Mello

Escritor, ilustrador e dramaturgo brasiliense, nasceu em 1965. Recebeu o prêmio suíço Espace-enfants em 2002 e no mesmo ano foi vencedor do prêmio Jabuti nas categorias literatura infanto-juvenil e ilustração com Meninos do mangue. Com vários trabalhos premiados, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Por sua obra como ilustrador, foi indicado para a edição de 2010 do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.

Roger ilustrou mais de cem títulos, dezenove deles com textos de sua autoria. Formado em Design pela Esdi/Uerj, trabalhou com Ziraldo na Zappin. Recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior por seu trabalho como ilustrador e escritor. É considerado hors-concours pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, que, além de lhe conceder vários prêmios, indicou-o para o Prêmio Hans Christian Andersen 2010 na categoria ilustrador.

Da Câmara Brasileira do Livro, recebeu oito Prêmios Jabuti. Foi premiado pela Academia Brasileira de Letras e pela União Brasileira dos Escritores pelo conjunto de sua obra. Participou de diversas feiras internacionais de livros, como Catalunha, Roma, Frankfurt, Bolonha, Gotemburgo, Brooklyn (Brooklyn Public Library), Sarmede (Le Immagini Della Fantasia), Padova (I Colori del Sacro). Seu livro Meninos do mangue recebeu o prêmio internacional de melhor livro do ano da Fondation Espace Enfants (Suíça) em 2002. Juntamente com outros autores brasileiros, foi homenageado no Escale Brésil do Salão de Montreuil na França, em 2005.

No mesmo ano, suas ilustrações sobre os versos populares do livro Nau Catarineta estiveram em exposição itinerante pelas bibliotecas de Paris. Três de seus livros – A flor do lado de lá, Todo cuidado é pouco! e Meninos do mangue – constaram da “lista de livros que toda criança deve ler antes de virar adulto”, publicada pela Folha de S.Paulo em 2007.

Obras

Ilustrador + Autor + Capista

CARVOEIRINHOS (2009) - Autor
Ilustrador

CARVOEIRINHOS (2009) - Autor
Ilustrador

EM CIMA DA HORA (2004) - Autor
Ilustrador

JOÃO POR UM FIO (2006) - Autor
Ilustrador

O MEDO E O MAR (2009) - Ilustrador

MEMÓRIAS DA ILHA (2003) - Ilustrador

MENINOS DO MANGUE (2001) - Autor
Ilustrador

TODO CUIDADO É POUCO! (1999) - Autor
Ilustrador

VIZINHO, VIZINHA (2002) - Capista
Autor
Ilustrador

ZUBAIR E OS LABIRINTOS (2007) - Autor
Ilustrador
CARVOEIRINHOS (2009) - Autor
Ilustrador

CARVOEIRINHOS (2009) - Autor
Ilustrador

O MEDO E O MAR (2009) - Ilustrador

ZUBAIR E OS LABIRINTOS (2007) - Autor
Ilustrador

JOÃO POR UM FIO (2006) - Autor
Ilustrador

EM CIMA DA HORA (2004) - Autor
Ilustrador

MEMÓRIAS DA ILHA (2003) - Ilustrador

VIZINHO, VIZINHA (2002) - Capista
Autor
Ilustrador

MENINOS DO MANGUE (2001) - Autor
Ilustrador

TODO CUIDADO É POUCO! (1999) - Autor
Ilustrador

Prêmios

Prêmio FNLIJ 2001, categoria Melhor Ilustração (Hors-Concours). Livro: MENINOS DO MANGUE (2001).

Prêmio FNLIJ - Prêmio Ofélia Fontes 2001, categoria Criança (Hors-Concours). Livro: MENINOS DO MANGUE (2001).

Prêmio Espace Enfants 2002, categoria . Livro: MENINOS DO MANGUE (2001).

Prêmio FNLIJ 2002, categoria Criança. Livro: VIZINHO, VIZINHA (2002).

Prêmio Jabuti 2002, categoria Literatura Infanto-Juvenil. Livro: MENINOS DO MANGUE (2001).

Prêmio Jabuti 2002, categoria Ilustração Infanto-Juvenil. Livro: MENINOS DO MANGUE (2001).

Prêmio Jabuti 2003, categoria Ilustração Infantil ou Juvenil. Livro: VIZINHO, VIZINHA (2002).

Prêmio FNLIJ 2005, categoria Melhor Ilustração (Hors-Concours). Livro: JOÃO POR UM FIO (2006).

Prêmio FNLIJ 2005, categoria Criança (Hors-Concours). Livro: JOÃO POR UM FIO (2006).

CURIOSIDADES

Zeca Baleiro e Roger Mello lançam livro na UFG (Leia mais aqui)

*Em entrevista ao jornal O Globo, a escritora Ana Maria Machado declarou: "A nova geração está fazendo coisas maravilhosas, porque nós existimos antes. De saída, eu diria que tem dois (autores brasileiros) maravilhosos: Adriana Falcão e Roger Mello. Meninos do mangue, de Roger, é uma obra-prima”.
*Ziraldo comentou: "Roger é um autodidata. Aprendeu no ar. Tem a mesma mão do diabo que tinha aquele personagem daquele conto que virou filme, lembram? Mas é um anjo. Um anjo inquieto que sabe que suas mãos são um instrumento poderoso e competente, mas que é preciso preparar a alma para que as mãos correspondam".


FONTE
 
flipinha
companhiadasletras
muitosdesenhos

Em Tempo de Férias Escolares =)

Eu não tenho mais crianças "em fase escolar", nem em casa... mas se as tivesse faria esta receita para o lanche da tarde.


Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Café da manhã/lanches/festas
Subcategorias: Sanduiches
Rendimento: 6 porções
Esta receita de cachorro quente de forno é uma excelente opção quando a criançada vem para o lanche. É mais prático que preparar os "doguinhos" que elas tanto apreciam e ao mesmo tempo é uma forma diferente com o mesmo sabor!

INGREDIENTES
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
2 xícara(s) (chá) de leite
2 unidade(s) de ovo
1 1/2 colher(es) (sopa) de fermento em pó
100 gr de queijo ralado

RECHEIO
1 unidade(s) de cebola picada(s)
1 unidade(s) de tomate picado(s)
1 unidade(s) de pimentão verde picado(s)
4 unidade(s) de salsicha em rodelas

MODO DE PREPARO
Bata todos ingredientes no liquidificador . Junte a metade do queijo ralado e bata mais um pouco. Unte uma forma pequena e polvilhe farinha de trigo. Coloque metade da massa, todo o recheio reservado e depois cubra com o restante da massa. Polvilhe queijo ralado restante e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até ficar dourado.

RECHEIO
Misture todos os ingredientes e reserve.

=) **bom minha experiência com crianças me diz que pimentão e cebola nem sempre são "bem vindas" eu as tiraria da receita sem pensar duas vezes e no lugar poderia até colocar azeitonas picadas... e acrescentaria ao recheio 01 colher rasa de orégano e 03 colheres de extrato de tomate que não vi por lá e que com certeza não pode faltar ao recheio do cachorro quente...

FONTE
CYBERCOOK