domingo, 14 de setembro de 2025

O Encontro à Caminho de Emaús


Lucas 24:13-35, narra o encontro de Jesus com dois discípulos à caminho de Emaús, após a Sua ressurreição. Era domingo. Maria Madalena, Joana, Maria mãe de Tiago e diversas outras mulheres encontraram o túmulo de Jesus vazio:

            "Ele não está aqui! Ressuscitou! Não se lembram do que Ele disse a vocês na Galiléia. 7 - que o Messias devia ser entregue ao poder dos homens maus, ser crucificado, e que ao terceiro dia Se levantaria novamente? "8 Elas então se lembraram, 9 e voltaram depressa para Jerusalém, a fim de contar aos onze discípulos - e a todo mundo o que havia acontecido".


Jesus se juntou a dois discípulos que iam para a aldeia de Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. 16 "Porém eles não O reconheceram porque Deus os impediu". Iam falando dos acontecimentos da morte de Jesus. Jesus conversou com eles, perguntando sobre o que falavam de tão sério que pareciam estar, tão preocupados.

Cléopas, um seguidor de Jesus, porém que não estava entre os onze discípulos, respondeu: "Você deve ser a única pessoa em Jerusalém toda que não sabe das coisas terríveis que aconteceram na semana passada. Que coisas?" perguntou Jesus. "As coisas que aconteceram com Jesus, o Nazareno", disseram eles."

Ainda sem O reconhecer, os discípulos contaram que Jesus, o Nazareno era um Profeta, fazia milagres. Era um poderoso Mestre, considerado por Deus e pelos homens, Mas que os sacerdotes e líderes religiosos O prenderam e O entregaram ao governo romano para ser condenado à morte e O crucificaram.

Que eles pensavam que Ele fosse o Messias, que libertaria Israel. E, além de tudo isso que aconteceu, há três dias, naquele dia pela manhã algumas mulheres estiveram no seu túmulo e voltaram com a história de que o túmulo estava vazio e de que anjos disseram que Jesus está vivo, alguns homens correram para ver, e de fato, o corpo de Jesus havia desaparecido, tal como as mulheres tinham dito!

O que FALTAVA aos discípulos para CRER QUE aquele JESUS que conheceram era o Messias; que o seu corpo não estava mais no sepulcro, porque ESTAVA VIVOcomo os anjos disseram (Mt. 28:6), como Jesus havia dito antes mesmo da crucificação. O túmulo vazio era a confirmação das profecias a respeito da morte de Jesus e sua ressurreição ao terceiro dia.

"Então ele lhes disse: — Como vocês são insensatos e demoram para crer em tudo o que os profetas disseram!" (Bíblia Nova Almeida Atualizada - NAA).

A palavra "insensatos" (ou "néscios", em outras traduções) indica falta de entendimento e lentidão para compreender a verdade divina, mesmo quando ela estava escrita e se cumprindo. Jesus usa essa repreensão para, então, abrir suas mentes e corações para entenderem as Escrituras, mostrando que tudo o que aconteceu era o cumprimento do plano de Deus.

Jesus lhes citou um trecho atrás do outro, sobre os profetas, começando pelo livro de Gênesis e através das Escrituras, explicando o que os textos queriam dizer e o que diziam a respeito dEle mesmo. Ao aproximarem de Emaús, Jesus faz menção de seguir adiante, e os discípulos o convidam a ficar em sua casa. Ele foi com eles.

Conforme relatado em Lucas 24:30, os discípulos só O reconheceram como sendo Jesus, estando eles À MESA:

              v. 30 - "Quando iam comer, Ele pediu a bênção de Deus sobre a comida e tomou um pão, partiu-o e estava distribuindo a eles, 31 quando de repente - eles O reconheceram! Mas naquele momento Ele desapareceu!

Os discípulos começaram a falar entre eles como seus corações ficaram cheios de alegria enquanto Ele falava com eles e explicava as Escrituras durante a caminhada pela estrada à caminho de Emaús.

Na mesma hora os discípulos se puseram a caminho de volta para Jerusalém, onde os onze discípulos e outros seguidores de Jesus os saudaram com estas palavras: "O Senhor ressuscitou realmente! Ele apareceu a Pedro!

35 Então os dois homens de Emaús contaram sua história, como Jesus tinha aparecido quando estavam caminhando pela estrada, e como eles O haviam reconhecido na hora em que partiu o pão. 36 E bem quando eles estavam contando isso, o próprio Jesus de repente achou-Se ali entre eles e os cumprimentou!

Do encontro de Jesus com os discípulos, conclui-se que não apenas a tristeza, o desânimo tinha deixado eles cegos a presença de Jesus ressuscitado, mas a falta de fé. Foi A MESA no ato de partir o pão, que Jesus se fez (re) conhecer, partindo o pão e distribuindo, simbolizando a Sua presença e provisão. 

Confiantes de que Jesus ESTAVA VIVO, sentiram o desejo de anunciar que Jesus havia ressuscitado; e fizeram de volta o caminho de Emaús retornando a Jerusalém AGORA como discípulos que reconheciam Jesus como o Messias, o Caminho, a Verdade e a Vida (João 8:12; João 14:6) o único Salvador e guia para a vida eterna.

Jesus CAPACITOU os discípulos a ENTENDER as Escrituras (Lc. 24:45). 

O capítulo 24 de Lucas tem como mensagem central a revelação progressiva da ressurreição, não apenas como um evento, mas como o cumprimento das Escrituras e o início da missão dos discípulos.