quinta-feira, 30 de julho de 2009

Escondidinho

Eu gosto de saborear um bom escondidinho de legumes; de carne seca (desfiada) ou de calabresa... Hum!!! estes são os meus preferidos. Vou deixar aqui uma dica que facilita em muito a minha receita. Faça um purê de batata, mandioca ou abóbora (o que quiser) e monte o seu escondidinho como se fosse uma lasanha. A última camada opte por queijo e óregano e leve para gratinar, ou apenas o purê, orégano e 20 minutos de forno para gratinar. Ao retirar do forno espalhe batata palha por cima. Fica sempre uma delícia. Use o que a sua imaginação mandar e Surpreenda-se com a cor, o aroma e o sabor deste prato!

"O Escondidinho. Esta delícia, encontrada na cozinha de diversas regiões do Brasil, pode ter como base a mandioca (macaxeira/aipim); a batata (minha preferida); a abóbora, e o recheio que a criatividade brasileira mandar, como: carne seca; carne moída; legumes; frango; calabresa; camarão, salsicha... acrescente-se ao recheio temperos, cheiro-verde, alho, cebola...; ao purê acrescente requeijão... Pronto. Sirva-se de uma receita deliciosa que cai bem em qualquer ocasião, da simples a mais sofisticada; podendo muito bem ser um prato representativo do nosso país". Elizabeth Nogueira

Surpreenda sua família com este escondidinho de carne seca. É uma receita simples e deliciosa.

Escondidinho de Carne Seca
Tipo de Culinária: Sudeste
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Carnes
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
500 gr de carne seca
1 kg de mandioca
1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)
quanto baste de cheiro-verde
1 copo(s) de requeijão
quanto baste de azeite
quanto baste de leite
quanto baste de manteiga Mococa
quanto baste de sal

Modo de Fazer:
De véspera coloque a carne seca de molho e vá trocando a água para tirar o sal. Cozinhe a carne seca e depois de cozida, retire a gordura e desfie em pedaços médios, reserve. cozinhe a mandioca até que fique bem macia. Faça um purê com pouco leite (para ressaltar o gosto da mandioca), manteiga e sal. Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Adicione a carne seca e a salsa e cebolinha, deixe apurar um pouco. Em um pirex coloque o purê de aipim, por cima a carne seca e cubra com um copo de requeijão. Leve ao forno quente rapidamente para derreter o requeijão.

FONTE:
Escondidinho
por:
Chef Rodrigo Anunciato
Formado em gastronomia pelo Senac e Professor de Gastronomia na Universidade Católica de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário