segunda-feira, 23 de maio de 2011

Herança aos Filhos


O capítulo Isaías 54 é uma passagem bíblica de consolo e promessa, dirigida a "mulher estéril" (uma metáfora para Jerusalém e o povo de Israel no exílio). Ele descreve a restauração do pacto de amor entre Deus e Seu povo.

A Promessa de Fertilidade e Expansão (V. 1-3) - Deus ordena que a estéril cante e se alegre, pois ela terá mais filhos do que aquela que foi casada. Ele diz: "Alarga o lugar da tua tenda" [1], indicando que o povo cresceria tanto que precisaria de mais espaço, transbordando para as nações vizinhas.

Deus promete ACOLHER com "grandes misericórdias" o seu povo restaurado do exílio, como o "Marido" acolhe a mulher infiel que arrependida e envergonhada, retorna ao lar. Embora a ira de Deus tenha durado um breve momento, Sua bondade é eterna [v. 4-8].

Deus compara Sua promessa ao juramento que fez a Noé, quando prometeu nunca mais inundar a terra. Sua aliança (pacto) com Israel é permanente e inabalável (v. 9-10). O versículo 10 é um dos mais conhecidos:

          "Pois as montanhas podem se retirar e as colinas serem removidas, mas a minha fidelidade não se retirará de ti, nem a minha aliança de paz será removida" (Is. 54:10).

Jerusalém é descrita como sendo reconstruída com pedras preciosas (safiras, ágatas, rubis), simbolizando valor e beleza. Deus também promete que todos os filhos do povo serão "ensinados pelo Senhor" e terão grande paz [v. 11-13].    

INSTRUÇÃO DE DEUS E SABEDORIA AOS FILHOS

          ¹³ E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante. Is. 54:13

O versículo 13 de Isaías 54 é uma promessa bíblica de que os filhos, do povo de Deus - simbolizado por Sião - serão instruídos diretamente por Ele, resultando em grande paz e uma vida de retidão, estabelecendo um lar seguro e longe do medo e da opressão, com uma proteção divina contra inimigos.

Deus dará instrução e sabedoria aos Seus filhos, não apenas através de mestres humanos, mas assegurando a restauração e o futuro glorioso de Sião após o exílio, para o povo testificar da misericórdia de Deus e de Suas bençãos de Deus, as gerações futuras.

A instrução de Deus é Herança aos filhos do povo de Israel, associada a promessa (recompensa): paz abundante, como resultado do compromisso de seus pais em SERVIR a Deus, conforme Josué 24:15Salmos 127:3; João 6:45; Jeremias 31:34.

PROTEÇÃO CONTRA OS INIMIGOS

          ¹⁷ Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor - Is. 54:17

O versículo 17 de Isaías 54 é uma promessa de proteção de Deus assegurada aos Seus servos.

Nenhum plano de conspiração ou ataque destinado a prejudicar ou destruir os servos do Senhor, não prosperará, não terá sucesso.

Toda falsa acusação que se levantar em juízo será desmentida e o acusador responsabilizado. Qualquer pessoa que tentar difamar ou julgar iniquamente um servo de Deus será silenciada e derrotada, pois a justiça vem do Senhor. E, a malícia alheia não prevalecerá, pois Deus defenderá o Seu servo e o justificará.

Essa é a herança e a justiça que o Senhor concede aos que Lhe pertencem, garantindo que Suas promessas se cumprirão, mesmo diante de oposição. A proteção e a vitória não são por mérito humano, mas uma dádiva (herança) e uma provisão de Deus (justiça) para aqueles que Lhe servem, confirmando a fidelidade Dele (Deus é fiel).

Autoria do Estudo Bíblico - Elizabeth Nogueira


Um comentário:

  1. Parabens Zezé, sabia q vc iria ganhar, torço por vc sempre!!!

    ResponderExcluir