Para refletir sobre a ORAÇÃO DE DAVI registrada no capítulo 29 do livro de 1 Crônicas, é essencial saber a motivação de suas palavras de sua satisfação, seu contentamento, sua alegria, louvor e gratidão à Deus. Em 1 Crônicas 28, Davi convoca o povo para um discurso que marcaria sua despedida e apresentação de Salomão, seu filho que lhe substituiria.
No versículo 9, diz que todos contribuíram voluntariamente, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor, para a construção do Templo, e o povo e Davi se alegraram celebrando a integridade, sinceridade e a espontaneidade das ofertas voluntárias.
1ª PARTE DA ORAÇÃO - 1 Crônicas 29:10-14 _ ¹⁰ Por isso Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade. ¹¹ Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. ¹² E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. ¹³ Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória. ¹⁴ Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.
Davi, expressa humildade e reconhecimento de que todos os bens e a capacidade de contribuir vêm de Deus, e que as ofertas são apenas um retorno do que já é dEle, como parte de uma oração de gratidão e consagração ao Senhor.
Questiona sua própria capacidade e a do seu povo para fazer tais ofertas, enfatizando que não possuem nada por mérito próprio. A ideia central é que Deus é o doador de todas as coisas, e o povo de Israel é apenas um administrador temporário de Seus recursos.
Davi complementa dizendo que são estrangeiros e peregrinos na terra, com dias passageiros como sombras, reforçando a transitoriedade humana diante da eternidade de Deus.
A oferta do povo para a construção do Templo de Jerusalém, um ato de adoração e reconhecimento da soberania de Deus é um exemplo de humildade, gratidão e reconhecimento da soberania divina, mostrando que toda boa dádiva vem de Deus e que nossas ofertas são apenas um reflexo do que Ele já nos concedeu.
"Quem Sou Eu?", PG (2007)
Álbum e DVD "Eu Sou Livre"
composição de Mark Hall e PG
2ª PARTE DA ORAÇÃO 1 Crônicas 29:15-18 _ " ¹⁵ Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança. ¹⁶ Senhor, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua. ¹⁷ E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu. ¹⁸ Senhor Deus de Abraão, Isaque, e Israel, nossos pais, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti.
O Rei Davi ora pedindo a Deus para manter o povo fiel e com o coração voltado para o Senhor, zelando por esses pensamentos em seus corações. Que Deus preserve sempre no coração do Seu povo a disposição e os pensamentos de amar e servir a Ele, e firme o coração deles em Sua presença.
Um apelo para que a devoção demonstrada naquele dia (na contribuição para o Templo) seja duradoura, e que o povo não se desvie de Deus, mantendo a lealdade inabalável.
3ª PARTE DA ORAÇÃO - 1 Crônicas 29:19-20 _ ¹⁹ E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado. ²⁰ Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao Senhor vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o Senhor, e o rei.
Oração por Salomão: Davi pediu a Deus que desse a Salomão um coração íntegro para obedecer aos mandamentos e construir o Templo.
Coração perfeito: Davi reconhece a necessidade de um coração que ame e obedeça a Deus plenamente, sem desvios.
Guarde os Mandamentos: A oração visa que Salomão guarde os mandamentos, testemunhos e estatutos de Deus... Aprender e guardar a mente na Bíblia envolve uma abordagem intencional e multifacetada, que combina o estudo diligente com a prática diária
O objetivo final é capacitar Salomão a fazer tudo o que Deus instruiu e, especificamente, a edificar o Templo, o grande palácio preparado por Deus.
As orações de Davi em 1 Crônicas 17 e 1 Crônicas 29, são momentos de profunda gratidão, reconhecimento da grandeza de Deus e súplicas pela continuidade da sua dinastia, onde ele agradece a aliança de Deus, os recursos para o Templo e pede um coração leal para si e para Salomão, reconhecendo que tudo vem do Senhor.
Oração em 1 Crônicas 17
Gratidão pela Aliança: Davi expressa humildade e louvor por Deus ter escolhido Israel e feito uma aliança eterna com sua descendência, conforme a promessa de construir uma casa para Davi.
Reconhecimento da Soberania: Afirma que ninguém é como Deus, que fez grandes coisas por Israel, tornando-os seu povo e expandindo seu nome.
Súplica pela Dinastia: Pede que Deus confirme a promessa para sua casa, para que sua dinastia permaneça para sempre diante Dele.
Oração em 1 Crônicas 29:
Louvor e Agradecimento: Davi louva a Deus pela grandeza, poder e majestade, reconhecendo que tudo pertence a Ele, e que eles apenas deram de volta o que já era Dele.
Integridade e Alegria: Menciona a integridade com que o povo ofereceu voluntariamente para a construção do Templo, algo que agrada a Deus.
Pedindo Lealdade para o Povo: Pede que Deus mantenha o coração do povo leal a Ele e dê a Salomão um coração sincero para obedecer a todos os mandamentos e construir o Templo.
Termina com um louvor coletivo, pedindo que o nome do Senhor seja honrado e que a dinastia de Davi permaneça.
Essas orações demostrando a fé de Davi, sua dependência de Deus e sua preocupação com o futuro de Israel e de sua linhagem, como visto em 1 Crônicas 17, 1 Crônicas 29, 2 Samuel 12, Salmos 17.
1ª Crônicas é um livro que reconecta Israel com suas raízes, foca na adoração e destaca Davi como um modelo de rei e adorador, fundamental para a identidade pós exílica do povo.
O livro termina com o discurso e a oração de Davi que louva a Deus por Sua grandeza, reconhecendo que tudo vem Dele e desafiando o povo a ser fiel e apoiar Salomão na construção da casa de Deus.
O contraste entre a infidelidade de Saul (que levou à sua queda) e a busca de Davi por um coração fiel a Deus é um tema central.
O texto enfatiza a importância da adoração centralizada em Jerusalém e a preparação para o templo como o lugar de habitação de Deus. Davi reitera que toda riqueza, poder e glória pertencem a Deus e que Ele governa sobre tudo.
O livro destaca que os propósitos de Deus não podem ser frustrados pelas ações humanas. A adoração e a centralidade do templo de Jerusalém são temas recorrentes, visando resgatar esses padrões no período pós-exílio.
No livro de 1 Crônicas, a oração e o discurso de Davi estão registrados principalmente nos capítulos 28 e 29, focando na preparação para a construção do Templo de Deus e na sucessão de Salomão ao trono.
Discurso de Davi (1 Crônicas 28)
Davi convocou todos os líderes de Israel para um discurso final:
Anunciou Salomão como seu sucessor: Ele apresentou Salomão como o escolhido por Deus para construir o Templo.
Deu instruções para a construção do Templo: Davi entregou a Salomão os planos detalhados (o modelo) do Templo, que ele havia recebido por escrito da mão do Senhor.
Encorajou Salomão e o povo: Exortou Salomão a ser forte, corajoso e a realizar a obra, lembrando-o de que Deus estaria com ele se fosse fiel.
Enfatizou a fidelidade a Deus: Davi alertou que buscar a Deus resultaria em Sua presença e favor, mas abandoná-Lo resultaria em rejeição.
⁹ E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. 1 Crônicas 28:9
Oração de Davi (1 Crônicas 29)
Após o povo e os líderes apresentarem ofertas voluntárias e generosas para a construção do Templo, Davi proferiu uma oração de louvor e gratidão na presença de toda a assembleia.
Reconhecimento da soberania de Deus: Davi louvou a Deus, reconhecendo que a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade pertencem ao Senhor, pois tudo nos céus e na terra é d'Ele.
Gratidão pelas ofertas: Ele agradeceu a Deus pela generosidade do povo, reconhecendo que eles estavam apenas devolvendo o que já havia vindo das mãos de Deus: "Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos".
A oração e o discurso de Davi em 1 Crônicas destacam a transição de liderança, a importância da obediência e fidelidade a Deus e o reconhecimento de que todas as coisas e recursos vêm de Deus.
Davi pediu a Deus que conservasse no coração do povo a disposição e a sinceridade de servi-Lo.
Gosto da oração em sua totalidade, porém a parte que Davi ora pelo filho é muito especial: "dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos"
À exemplo de Davi que possamos fazer oração semelhante com o nosso nome, de nossos filhos, netos... Deus dê a Elizabeth "um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos"

Nenhum comentário:
Postar um comentário