quarta-feira, 14 de julho de 2010

A oração de Ezequias


A oração do Rei Ezequias encontra-se em Isaías 37:14-21. Ele a proferiu após receber uma carta de ameaça de Senaqueribe, Rei da Assíria, que afrontava o Deus vivo. Ele rasgou as vestes normais, cobriu-se de saco, uma roupa feita de tecido rústico (simbolizando humilhação, tristeza profunda)... e foi ao Templo orar, colocando a carta diante de Deus e pedindo-lhe para intervir para a glória do Seu nome.

Senaqueribe, na Bíblia, era um poderoso e cruel rei assírio (século VIII-VII a.C.) conhecido por seu ataque ao Reino de Judá, cercando Jerusalém e confrontando o rei Ezequias, que se recusou a pagar tributo, resultando na derrota milagrosa de seu exército por um anjo do Senhor, e terminou sendo assassinado por seus próprios filhos em Nínive, conforme relatos em 2 Reis 18-19 e Is. 36-37.

A oração é um clamor poderoso a Deus diante da ameaça assíria, reconhecendo o Senhor como o único Deus dos céus e da terra, que governa sobre todos os reinos, e pedindo que Ele salve Judá para que todas as nações saibam que só Ele é Deus, contrastando a impotência dos ídolos destruídos com o poder do Deus vivo.

Texto da Oração (Isaías 37:16-20)

"Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu só és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. Inclina, ó Senhor, o teu ouvido e ouve; abre, Senhor, os teus olhos e vê; e ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo. Verdade é, Senhor, que os reis da Assíria assolaram todas as nações e as suas terras, e lançaram os seus deuses no fogo; porque não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. Agora, pois, ó Senhor, nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor."

Pontos principais da oração

Ezequias recebe a carta blasfemadora de Senaqueribe ao Deus vivo, rasga as vestes e vai ao Templo, onde exalta a Deus como o único Criador e Senhor de todos os reinos;
  1. Apresenta a carta e a afronta diante de Deus, pedindo que o Senhor "olhe e ouça" a situação;
  2. Reconhece que outras nações caíram porque serviam a deuses feitos por mãos humanas, ao contrário do Deus de Israel;
  3. O pedido de socorro não é apenas por sobrevivência, mas para que a glória de Deus seja manifestada a todas as nações.
Deus respondeu a oração de Ezequias através do profeta Isaías, prometendo proteção a Jerusalém. Naquela mesma noite, o anjo do Senhor derrotou o exército assírio (Isaías 37:33-36).

A oração de Ezequias em Isaías 37:15-19, após receber a ameaça de Senaqueribe, é um clamor humilde a Deus, reconhecendo Sua soberania, o único Deus verdadeiro, que fez o céu e a terra. Ezequias abre a carta diante do Senhor e ora a Deus, pedindo livramento para que todos saibam que somente o Senhor é Deus.

"Ó SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, tu somente és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra" (Is. 37:16). "Inclina, ó SENHOR, o teu ouvido e ouve; e abre os teus olhos e vê as palavras afrontosas de Senaqueribe (Is. 37:17).

Ezequias lembra que os reis assírios destruíram outras nações e seus deuses, pois eram apenas obras de madeira e pedra, não Deus: "Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, salva-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o SENHOR Deus" (Is. 37:19); contrastando a fragilidade dos ídolos com o poder do Deus de Israel, que defende Seu povo.

A Resposta de Deus (Isaías 37:20-38)

Deus responde Ezequias através de Isaías, afirmando que ouviu sua oração e do povo de Judá - pedindo por livramento; e, promete defender Jerusalém. Não permitiria o exército assírio entrar na cidade, por amor a Si mesmo e de Seu servo Davi. E, que faria Senaqueribe voltar pelo mesmo caminho.

Em resposta às orações, o Anjo do Senhor intervém, aniquilando cento e oitenta e cinco mil do exército assírio de forma milagrosa e rápida, demonstrando o poder de Deus sobre os inimigos. O rei assírio se retirou (fugiu) para Nínive, sua capital (Is. 37:36-38).

A oração de Ezequias é um exemplo de fé e confiança no poder de Deus diante da adversidade, e Deus respondeu com um milagroso livramento.