sábado, 23 de janeiro de 2010

A Oração de Jabez


A Oração de Jabez está em I Crônicas 4:10 -

"Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido!… E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido". - Bíblia na versão Almeida Corrigida Fiel - ACF

"Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores'. E Deus atendeu ao seu pedido." - Bíblia na versão Nova Versão Internacional (NVI)

"Mas Jabes orou assim ao Deus de Israel: “Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor”. E Deus atendeu a sua oração". - Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

É uma breve súplica inserida em meio a uma extensa lista genealógica da tribo de JudáGenealogia é o estudo da história de uma família, sua linhagem e origem, traçando a árvore genealógica para conectar gerações através de registros (nascimentos, casamentos, óbitos) e entender a evolução de um sobrenome e parentesco. É uma ciência auxiliar da história que ajuda a descobrir raízes, compreender o contexto social e histórico dos antepassados, conectando-se com sociologia, genética e geografia.

A oração de Jabez, se destaca pela simplicidade que ele demonstrou ao pedir que Deus transformasse sua vida (genealogia) que era marcada pela dor. O nome Jabez (ou Jabes) deriva da palavra hebraica para "dor" ou "sofrimento". Sua mãe o chamou assim porque seu nascimento foi traumático e doloroso.

Na cultura bíblica, nomes frequentemente carregavam uma profecia sobre o futuro da pessoa; assim, Jabez estava socialmente destinado a uma vida de amargura. No entanto, a Bíblia o descreve como "mais ilustre que seus irmãos", indicando que sua busca por Deus mudou sua trajetória.

Aí está, a razão do grito, que não podia ser expresso. Acredito que no momento que a sua voz se libertou de seu sentimento de dor e frustração foi quase um sussurro: "Eu preciso de um milagre".

A história de Jabez do Antigo Testamento, nos remete a história de Zaqueu do Novo Testamento. Os dois à procura de um milagre. Jabez, pediu a atenção de Deus, estando ali apenas ele e Deus. Zaqueu pediu a atenção de Jesus, estando ele, Jesus e uma multidão. E, tiveram atendido o seu pedido.

A análise teológica divide a oração de Jabez em quatro pilares:

1. "Oh! Tomara que me abençoes" 

Jabez - homem de boa reputação, porém enfrentava dificuldades. Sua oração expressa o desejo profundo de ser alcançado pela benção divina. Ele sabia que só Deus poderia mudar sua "sorte".

2. "E me alargues as fronteiras"

Pedido por crescimento, prosperidade e expansão. Jabez tinha posses, porém sempre algo ruim acontecia. Imagino que as pessoas ali da Tribo de Judá mencionavam os infortúnios de Jabez, como algo esperado. Não causava mais estranhamento. 

3. "Que seja comigo a tua mão":

Não era possível que Deus o tivesse abandonado, esquecido. Era preciso fazer algo para "chamar a atenção de Deus", para ele.

Ei Deus! também foi desta forma que Frank Foglio, suplicou a atenção de Deus para ela, conforme registrado no livro "Ei, Deus!" (1970), de Judy Blume - um testemunho inspirador e envolvente sobre os milagres de Deus na vida de uma família ítalo americana, com ênfase na fé e na superação de desafios, que inspirou um filme lançado em 2023. "Ei, Deus, está aí? Sou eu, a Margaret".

Desejoso da presença e direção de Deus em sua vida. Jabez, em uma busca espiritual profunda por paz, propósito e orientação. De algo especial que preenchesse o vazio deixado pela ausência de bons acontecimentos em sua vida. Ele sentiu que se tão somente, a presença divina lhe trouxesse consolo, alegria, segurança, se sentiria abençoado,  mesmo em meio às dificuldades da vida.

Então, decidiu falar com Deus em oração. Foi como se Jabez dissesse: "Ei, Deus, está aí? Aqui é o Jabez!". Ele suplicou que fosse abençoado, que as mãos de Deus estivesse na vida dele. 

4. "E me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição": 

Uma súplica por benção, prosperidade, direcionamento, proteção espiritual, emocional, física. Jabez pediu a Deus que o mal não mais o alcançasse. "Me preserves", que Deus o mantivesse seguro, sem danos, sem destruição. "De modo que não me sobrevenha a aflição", que fosse protegido daquele sentimento de persistente dor física e angústia. Que ele fosse direcionado por Deus, de maneira tal que ele conhecido pelo infortúnio negativo atribuído ao seu nome, que a partir da benção, fosse reconhecido amplamente que as mãos de Deus era com ele.

A oração de Jabez tornou-se exemplo: — pedir grandes coisas a Deus com confiança e retidão de coração. A Resposta de Deus, como o texto bíblico conclui afirmando que "Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido". O versículo 9 de I crônicas 4, diz que a benção de Deus mudou a genealogia de Jabez: "E foi Jabez mais ilustre que seus irmãos..."

A oração ganhou popularidade mundial após o livro best-seller de Bruce Wilkinson, que enfatiza a aplicação desses princípios para uma "vida extraordinária". O livro best-seller A Oração de Jabez, foi lançado em 2000 nos Estados Unidos e se tornou um fenômeno mundial, vendendo milhões de cópias e ficando por 94 semanas na lista de mais vendidos do New York Times, impactando leitores com sua mensagem de ousadia em pedir bênçãos a Deus, baseado em uma "pequena" passagem bíblica de 1 Crônicas 4:10.

*** Autoria: Elizabeth Nogueira

"Faz um Milagre em Mim" de Regis Danes (2009)


"Espírito Santo", de Fernanda Brum (2004)


Nenhum comentário:

Postar um comentário