sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Coaching


A palavra Coaching tem origem na língua inglesa (Coach) e significa “treinamento”. O termo Coaching foi utilizado a primeira vez em Kócs, na Hungria, para designar uma carruagem de quatro rodas. No século XVIII, os nobres universitários da Inglaterra iam para as aulas em carruagens conduzidas por homens chamados de Coacher; Por volta de 1830, o termo coach passou a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames. Em 1831 o termo Coaching foi usado no âmbito dos esportes. Em 1950, o termo foi usado na literatura de negócios, como habilidade de gerenciamento de pessoas.

A Parábola do Semeador, uma das parábolas de Jesus encontradas nos três Evangelhos 
Mateus 13: 1-9; Marcos 4: 3-9; Lucas 8:4-8, é um Coaching interessante, pois Jesus utilizava Parábolas como metodologia de treinamento de seus discípulos.

Trata-se de uma parábola autoexplicativa. O Semeador saiu a semear (trabalho/foco/empenho/dedicação). E, para alcançar seus objetivos (colher o fruto/disseminar a semente) era necessário lançar a semente (Palavra de Deus/As Escrituras/A Bíblia) a todos os tipos de solo (oportunidade); e, confiar que o seu resultado dependeria da aceitação da boa semente lançada.

A Parábola do Semeador, em si, é simples. Entender abrange todo o seu significado:

"E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola: Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança". (Lucas 8:4-15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário