domingo, 14 de fevereiro de 2010

São esses que o Pai procura



Na Bíblia o versículo chave para um "adorador por excelência" é João 4:23-24: - "Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

A mim, a famosa citação bíblica de João 4:23: "A hora vem e já chegou"  tem o mesmo significado da "Parábola das Dez Virgens" (Mateus 25: 1-13): 1º) o da espera sábia da hora; 2º) o da espera insensata da hora. 

Jesus está conversando com a mulher samaritana perto de um poço, sobre a vinda do Messias. Ela pergunta sobre o local correto para adorar a Deus (Montanha de Gerizim ou Jerusalém). Jesus responde que o tempo da adoração física está passando e o tempo da adoração espiritual chegou, dizendo: "Mas vem a hora — e já chegou."

A adoração a Deus deixa de ser apenas um ritual externo com um lugar específico (como o templo) e passa a ser uma experiência em espírito e verdade. 

1. Adorar em Espírito: é a adoração do "homem interior", ou seja, mente, alma, espírito. É onde o Espírito Santo atua, dia a dia (2 Coríntios 4:16; Efésios 3:16).

Mente: é o centro de processamento de informações, pensamentos, memória, intelecto, emoções e raciocínio;

Alma: a essência da nossa individualidade (razão, emoção, consciência), o "eu" interior, a consciência, o local (sede) das emoções, personalidade e desejos;

Espírito: é o código fonte da alma - é a parte mais profunda e imaterial, o sopro divino, a conexão que da capacidade de se relacionar com Deus (em contextos religiosos). 

Jesus conversava com a Samaritana sobre "a vinda do Messias"....

Então Adorar em espírito ("homem interior") é a essência autêntica da pessoa criada à imagem e semelhança de Deus: buscar "...primeiro o Reino de Deus e todas essas outras coisas lhes serão acrescentadas." (Mateus 6:31-34). "Não anda, inquieto, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?"... ou  "onde se deve adorar?" (João 4;20), pois a adoração verdadeira é de mente, alma, espírito e, então o corpo "faz" (externa) a confissão pública da fé.

O Reino de Deus significa o governo soberano de Deus, a Sua autoridade e domínio, que se manifesta tanto em um sentido espiritual presente na mente, alma, espírito de todo aquele que crê. quanto como uma realidade futura e plena, onde haverá um novo céu e uma nova terra, quando Jesus Cristo retornar para reinar sobre tudo.

2. Adorar em Verdade: é a adoração a Deus fundamentado no ensinamento da Palavra (Bíblia). A tua palavra é a verdade" é uma citação bíblica de Jesus, encontrada em João 17:17, que significa que a Palavra de Deus (as Escrituras, os ensinamentos) é a verdade absoluta, imutável e que santifica, servindo como guia de vida, fé, ADORAÇÃO.

Conforme Mateus 22:29: "Erramos quando não conhecemos as Escrituras" (Verdade). E, assim como a Samaritana, tantos outros do Antigo e do Novo Testamento e até dos dias atuais, fazem questionamentos equivocados, que demonstra tão somente, a falta de conhecimento bíblico, pois a falta de estudo da Bíblia leva a conclusões erradas e a uma visão limitada da realidade da vida espiritual.

Adorar em espírito e em verdade não é "vestir a roupagem (conduta) de ir a igreja", assim como na "Parábola das Dez Virgens" (Mateus 25), em que todas as dez tinham lamparina para a fé, testemunho, vida cristã e que penas cinco delas estavam preparadas:  tinham o azeite extra. Lembrando que o azeite simboliza presença do Espírito Santo, a santidade, a fé viva, a preparação espiritual contínua.

Adorar em espírito e em verdade envolve ESTAR, SER e PERMANECER além da adoração física (templo e afins). É necessário que o corpo expresse a ADORAÇÃO em espirito (mente, alma, espírito). Que a mente (pensamentos, emoções, raciocínio) se alimente (fortaleça) na ADORAÇÃO em Verdade (Palavra). Que mente, alma, espírito se renovem no Espírito Santo, dia a dia.

A conexão profunda, pessoal e contínua com Deus, vai além da religiosidade, envolve conhecê-Lo verdadeiramente, viver em obediência da Palavra (Verdade). É a ADORAÇÃO que extravasa em comunhão com Deus e na confissão pública da fé.

Essa canção é uma Oração do Adorador:

"Quero dar o melhor de mim. Quero oferecer sacrifício de louvor. Quero ser bem mais do que já sou: Um adorador por excelência ME TORNAR. Eu não vou me importar, Com o que vai acontecer, Eu só quero Te exaltar! Tu és a razão do meu viver! Eu não posso me calar: Tenho adoração em meu DNA. Um adorador por excelência. Um adorador por excelência. Um adorador por excelência: QUERO SER".

***Autoria: Elizabeth Nogueira


"Adorador por Excelência" - Nani Azevedo


A música "Adorador por Excelência", do cantor gospel Nani Azevedo, foi lançada originalmente no álbum Excelência em 2008 e, mais recentemente, ganhou uma nova versão no EP Vou Pela Estrada, lançado em agosto de 2023. Uma releitura com influências de sertanejo raiz, um estilo nostálgico para o cantor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário