segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Não Posso Aceitar Sossegada Qualquer Sacanagem Ser Coisa Normal

                          Quadro - Bola De Gude - Óleo Sobre Tela - A.Amorim


Passeando pelo Blog da Lídia vi que ela fez referência a "Bola de Meia, Bola de Gude", uma música que gosto muito. Concordo com ela sobre a mensagem que mais se destaca na letra da música e acrescento a letra toda é uma lição de vida, pois fala sobre atitudes e comportamentos que aprendemos na infância e que nos acompanham pela vida toda.

ATITUDE
Do latim aptitudinem atitude, através do italiano attitudine significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. As atitudes - disposições favoráveis ou desfavoráveis relativas a objetos, pessoas e acontecimentos, em relação as suas caracteristicas - são compostas por crenças, sentimentos e tendências de ação.

COMPORTAMENTO
Comportamento significa maneira de proceder; conduta; conduzir-se adequadamente ou reação em relação a seu ambiente ou situação.

MENSAGEM DA MÚSICA

A música "Bola de Meia, Bola de Gude" permite várias interpretações. Desde o assobio, o ritmo cada palavra foi colocada ali carregada de significâncias. Na frase: "Há um menino Há um moleque Morando sempre no meu coração Toda vez que o adulto balança Ele vem pra me dar a mão... Pois não posso Não devo Não quero Viver como toda essa gente Insiste em viver". Quantas vezes nos sentimos "balançados", fragilizados mesmo?! Então, um feedback de coisas bonitas nos "dá a mão". E temos condições de continuar, certos que aconteça o que acontecer a amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor... nunca deixarão de existir.

Abaixo posto o que a Lídia escreveu...

O assobio e o ritmo encantam. A letra toda de ''Bola de Meia, Bola de Gude'' é pura poesia. Mas o que mais se destaca é esta mensagem: ''Pois não posso aceitar sossegado qualquer sacanagem ser coisa normal''. Nenhuma surpresa, já que essa preciosidade saiu das cabeças iluminadas de Milton Nascimento e Fernando Brant.



FONTE:
lidiamariademelo

2 comentários:

  1. gostei da parte da atitude ,onde devemso agir em grupos e não sozinhos ,sendo egoistas e pensando somente no EU.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, as atitudes por vezes falam mais alto q as palavras... então é um "feedback" de acontecimentos especiais como amizade, carinho, respeito, bondade, amor que vem à tona em nossas lembranças e "nos dão a mão" nos ajudando suportar as situações do dia a dia q nos fragilizam.

    Um grande abraço pra vc!!

    ResponderExcluir