domingo, 12 de dezembro de 2010

Centenário de Nascimento de Noel Rosa



O Senado comemora na sessão plenária da próxima quinta-feira (16), às 14h, o centenário de nascimento de Noel Rosa, cantor, compositor, bandolinista, violonista e um dos maiores e mais importantes artistas da música no país. O requerimento solicitando a homenagem é de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) ......

Coube a Noel Rosa na década de 1930 consolidar a canção através de obras de alta qualidade musical que antecipavam a “infindável riqueza de soluções harmônicas e de giros melódicos insuspeitos que iria caracterizar a canção da música popular brasileira” (Celso L. Chaves).

A este talento melódico, somou-se a irreverência do espírito carioca, o registro dos costumes urbanos e um olhar atento sobre o cotidiano. Apesar de ter vivido apenas vinte e sete anos, Noel Rosa deixou um grande número de belas canções. Mesmo que seja impossível, na prática, dissociar letra e melodia, é notável a capacidade de observação da vida evidenciada em suas canções:

Com que Roupa?



Agora eu vou mudar minha conduta / Eu vou pra luta / Pois eu quero me aprumar./ Vou tratar você com força bruta, / Pra poder me reabilitar. / Pois esta vida não está sopa / E eu pergunto: com que roupa, / Com que roupa eu vou / Ao samba que você me convidou

Último desejo: Nosso amor que eu não esqueço, / E que teve seu começo / Numa festa de São João, / Morre hoje sem foguete, / Sem retrato e sem bilhete / Sem luar... sem violão. / Perto de você me calo, / Tudo penso e nada falo... / Tenho medo de chorar. / Nunca mais quero o seu beijo, / Pois meu último desejo / Você não pode negar.

FONTE:
DIARIO DA MÚSICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário