sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Sistema de Valores



Como vai você, espiritualmente? Tem tirado um tempinho, todos os dias, para por em ordem seu mundo interior?

A ORDEM do mundo interior também é mensurada pela qualidade e não apenas pela quantidade. Por baixo de toda agitação (externa) das atividades dos dias de festejos e dos dias de aflições; da pausa dos dias de tranquilidade... é preciso existir uma organizada e estruturada base sólida (interior).

Em 2 Timóteo 2:19, lemos que : "Mas Deus estabeleceu uma base sólida que permanece firme. E sobre esta base estão escritas estas palavras: “O Senhor conhece aqueles que lhe pertencem” e “Todos aqueles que dizem pertencer ao Senhor devem afastar-se do mal”.


O nosso "mundo exterior" é de controle mais fácil, visível, ampliável. É a parte da existência cuja avaliação, em termos de sucesso é: popularidade, riqueza, beleza...


Nosso mundo interior é de natureza espiritual. É o centro de onde se determinam as decisões gestadas por nosso sistema de valores. Local de reflexão e isolamento. Lugar secreto para nossas confissões a Deus. É de onde parte a adoração que externamos. Um recanto tranquilo, onde não deve haver brechas a poluição moral e espiritual dos tempos.

“Parem de se amoldar a este mundo, mas sejam transformados, renovando a sua mente, a fim de comprovar por si mesmos a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus.” — Romanos 12:2, Tradução do Novo Mundo.

Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” — Romanos 12:2, Versão Brasileira.

Na Bíblia, o homem exterior é o corpo físico, mortal e temporário, que se desgasta com o tempo, enquanto o homem interior é a essência espiritual, a alma e o espírito, que é criado à imagem de Deus, renovado diariamente pelo Espírito Santo e mais importante, sendo a parte eterna e verdadeira de nós, renovada nas aflições e que busca as coisas eternas, não as visíveis, como descrito principalmente em 2 Coríntios 4:16-18.

"Por isso nunca desanimamos.
Embora os nossos corpos se gastem,
a força interior vai se renovando dia a dia.
Estes nossos sofrimentos e aflições,
leves e momentâneos,
não durarão muito tempo.
Entretanto, este curto tempo de angústia
resultará em uma glória eterna sobre nós
para todo o sempre!
Portanto, não olhamos para aquilo
que podemos ver atualmente,
mas olhamos para aquilo
que não se vê.
Pois o que se pode ver
dura apenas pouco tempo,
mas o que não se vê
durará eternamente".

*** Autoria: Elizabeth Nogueira


domingo, 16 de abril de 2017

Fruto do Espírito



O temperamento pleno do Espírito Santo está descrito em Gálatas 5:22,23... o estar, ser, permanecer pleno, desconhece fraquezas, pois em lugar delas, possui 09 (nove) atributos, sua particularidade, qualidade, característica. É como o cristão deve ser, não importando qual seja seu temperamento inato (biológico, genético, ambiental), quando pleno do Espírito Santo, manifesta as qualidades espirituais, adquiridas de uma nova vida em Cristo Jesus.

À exemplo, todas essas características são encontradas na vida de Jesus.

1ª - AMOR (ágape)- amar a Deus e o próximo; O fundamento de todos os frutos, é um amor incondicional e sacrificial, que busca o bem do próximo e reflete o caráter de Deus (1 João 4:8)

2ª - ALEGRIA - alegria duradoura que vem da certeza da salvação e da presença de Deus. Não é limitada pelas circunstância (Romanos 8:28; Filipenses 44; João 15: 10-11);

3ª - PAZ - paz que vem de Deus, confiança e esperança. Dependência de Deus em toda e qualquer situação, não apenas quando as circunstâncias são favoráveis. (João 14:26-27; Romanos 5:1; Filipenses 4:7);

4ª - PACIÊNCIA / LONGANIMIDADE - capacidade de enfrentar dificuldades, aflições, atrasos, sem perder a fé, suportando com firmeza contrariedades, com paciência, tolerância, disposição e coragem;

5ª - BENIGNIDADE - Bondade, generosidade profunda, afável, atencioso, compreensivo... sensível as necessidades a sua volta;

6ª - FIDELIDADE / BENEVOLÊNCIA - inclinação a fazer o bem sem espera de retorno ou reconhecimento. Inclui hospitalidade e todos os atos que emanam de um coração desprendido (Tito 3:8);

7ª - CONFIANÇA - Dependência de Deus (Salmo 27:14); Lealdade e confiança em Deus. Nos relacionamentos, demonstra integridade e constância (Mateus 25:21); 

8ª - MANSIDÃO - é a docilidade a todo tempo, ou seja, ser calmo, obediente, amável, receptivo a disciplina e orientação, no trato com desconhecidos e conhecidos. Vivendo a verdade do grande amor de Cristo. E, aqui destaco que nestes dois grupos estão inclusos: amigos e familiares.

Tem aquele que reproduz em qualquer ambiente (social, familiar) toda sua bagagem de velho homem, sem compromisso, vivendo em falsidade porque não se deixou ser transformado pelo ato da conversão...

Outro ainda, no ambiente social, "fora de casa" é tranquilo, brando, respeitoso, cordial... contudo "dentro de casa", no ambiente familiar é inquieto, apressado, sem paciência.

O carinho e o respeito no trato com pais, filhos, cônjuges, deixou de existir... O tratamento sempre é "com casca e tudo". Tragicamente, sua casa em nada se assemelha a um lar de uma pessoa cristã, plena do Espírito Santo.

Atitudes e palavras ferem profundamente, tornando a família infeliz, desmotivada, sem esperanças. O convívio é falso, tenso, sem diálogo proveitoso. O ambiente é conflituoso. Ninguém se entende. Não há respeito, carinho, cuidado... apenas estragos psicológicos, emocionais e espirituais que não se podem mensurar.

9ª - AUTOCONTROLE / DOMÍNIO PRÓPRIO - é estável, digno de confiança. Vida integra, de acordo a vontade de Deus.

Nenhum cristão é perfeito em Deus, se não se nutrir diariamente dos ensinamentos das Escrituras Sagrada (Bíblia), como referido em 2 Timóteo 3: ¹⁶ Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; ¹⁷ Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra".

Na Bíblia, Paulo utiliza o termo "Fruto do Espírito" no singular para destacar que todas as qualidades listadas (amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio) formam um único fruto integrado produzido pelo Espírito Santo na vida do cristão.

São nove atributos não são independentes, nem opções separadas, tipo "esse fruto eu tenho, esse não". São 09 qualidades interconectadas de uma única transformação espiritual. Todas devem ser cultivadas em conjunto para que o fruto esteja completo. O amor é a base do fruto, sustentando todas as outras expressões da vida cristã.

A transformação do velho homem em nova criatura não se encerra no ato da conversão. Não termina no Batismo. Não está conclusa após tantos meses e tantas décadas de cristão, de membresia... a plenitude do Espírito Santo se renova dia após dia (Romanos 8:9-14).

** Autoria: Elizabeth Nogueira


Corpo e Família _ Louvor Aliança


Família - Aline Barros