A Bíblia menciona a história de Abimeleque, o rei de Gate na época de Davi, mais conhecido como Aquis, referido como Abimeleque ou Aquimeleque no título do Salmo 34. Essa referência parece ser um forte indicativo de que Abimeleque seria realmente um tipo de título real usado pelos reis filisteus.
No Salmo a menção a Abimeleque (ou Aquis, como em 1 Samuel 21) se refere ao rei filisteu de Gate, diante de quem o Rei Davi fingiu estar louco para escapar da morte, sendo então expulso; e, depois de liberado, louvou a Deus por sua salvação.
A conexão de Abimeleque com o Salmo 34 é o evento histórico que motivou Davi a escrever este salmo de libertação e confiança em Deus, destacando a proteção divina em meio aos perigos e aflições.
Davi escreveu o Salmo enquanto fugia do Rei Saul, em um momento de grande perigo. 1 Samuel 21 e 27-29, narram episódios da vida de Davi como fugitivo de Saul, mostrando sua luta pela sobrevivência, suas alianças questionáveis e a intervenção divina em momentos de crise.
Davi estava sendo caçado por Saul e precisou fugir sem armas ou preparação. Davi foge para Nobe, a cidade dos sacerdotes, onde se encontra com o sacerdote Aimeleque e mente a ele dizendo estar em uma missão secreta do rei.
Para escapar, da perseguição implacável de Saul Davi buscou refúgio na cidade de Gate (terra natal de Golias) e Aquis, o rei filisteu o acolheu, dando-lhe a cidade de Ziclague onde Davi ficou com seus seiscentos homens por um ano e quatro meses.
Ao descobrirem que Davi era quem havia matado a Golias e que ele e seus homens atacavam povos não israelitas, enquanto fingiam ao rei filisteu, que confiava em Davi, que estarem atacando Judá - os conselheiros de Abimeleque levaram Davi até o rei exigindo que ele o mandasse embora, Para se proteger Davi se passou por louco diante do Aquis (Abimeleque).
Davi rabisca as portas e baba pela barba, um comportamento que faz Aquis considerá-lo inofensivo e expulsá-lo da cidade, permitindo sua fuga. Davi se refugiou, em segurança, na caverna de Adulão, onde outros homens se juntaram a ele, resultando nesse cântico de louvor e gratidão a Deus por sua libertação e proteção.
Nesse ambiente, Davi compôs o Salmo 34, um cântico de agradecimento e alegria, convidando outros a "provarem e verem" a bondade de Deus, que o livrou de seus medos e aflições, ensinando sobre a proteção divina para os que buscam a Ele.
É um testemunho de fé e gratidão de Davi, nascido da experiência de um grande perigo e livramento divino, transformando um momento de medo em um hino de louvor pela bondade e provisão de Deus.
Portanto, o Salmo 34 é um cântico de louvor e gratidão de Davi, que aprendeu a buscar o Senhor em seus momentos de medo e aflição, e encoraja outros a confiarem em Deus, pois Ele ouve os justos e os livra.
Davi exalta a bondade e o livramento de Deus. Afirma que, embora os justos passem por muitas aflições, Deus os livra de todas. Deus ouve o clamor, a oração, dos que têm o coração quebrantado. É um convite para buscar a Deus, fazer o bem e procurar a paz.
***Estudo Bíblico: Elizabeth Nogueira
%20(1).jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário