sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Tutorial: Como fumar sem ser odiado


Sim, você leu certo. Não é um post dando dicas de como parar de fumar. Porque convenhamos, a idéia de parar de fumar é fácil. “Basta” ter força de vontade. Difícil pode ser executar essa idéia, mas isso é outro papo.

Permitido fumar… mas com ressalvas!

A questão é: se você não vai parar de fumar, ao menos pare de ser odiado por isso. Sim! As pessoas lhe odeiam! Elas não dizem, mas lhe odeiam. E você, provavelmente, merece!

Se você acende um cigarro em um ambiente fechado, sem nem procurar um lugar em que incomode menos, você merece ser odiado!

Se você joga bituca de cigarro no chão, você merece ser odiado.

Se você queima alguém com a brasa do cigarro numa balada ou multidão, você merece ser odiado.

Eu te odeio!

Caro fumante, muito provavelmente tudo que você faz e acha normal é motivo pra ser odiado. Merecidamente!

Mas sim, há uma solução para você! Aliás, há duas soluções.

A primeira é óbvia: pare de fumar!

Mas eu sei que você não vai parar só porque eu estou falando, então a outra solução é seguir as regras abaixo.

Regra 1 – Fume longe de mim!

Tá, na verdade a regra 1, em termos menos egocêntricos, seria “Fume longe dos não fumantes“.

Quem não fuma odeia cheiro de cigarro. Aliás, mesmo quem fuma muitas vezes odeia o cheiro do cigarro dos outros.

Mas a questão não é só a de não gostar do cheiro.

Não podemos esquecer que o fumante passivo pode ser vítima de muitos dos malefícios do cigarro sem nem fumar.

“Mas eu sou diretor, sou fodão, uso gravata. Eu posso“.

Tá bom. Você já é odiado o suficiente por ser chefe. Se você ainda acender um cigarro, fazendo uma pose que mostre bem a sua gravata fedendo a cigarro, a rádio peão vai passar a falar (mais) mal de você.

Imagine. O povo trabalhando e você impregna o ar com seu cigarro?

Quer saber, eu já te odeio também! Aliás, o grande mal de muitos chefes é achar que o cargo lhes dá permissão para faltar com o respeito. Mas ao contrário, quanto mais atitudes positivas um chefe tiver, mais a chance de ser respeitado pelos funcionários. E quanto mais respeitado, mais obedecido. Que tal começar a mudança pelo cigarro?

Algumas empresas possuem áreas conhecidas como fumódromos.

Vá fumar lá. Se em sua empresa não existe, proponha a criação de uma área dessas. Fale dos benefícios de se fazer uma pausa no trabalho, ao mesmo tempo em que não tem que sair da empresa pra fumar. Cite o quanto você se importa com os outros. Talvez você não ganhe tantos pontos quanto ganharia se parasse de fumar. Mas vai deixar de ser tão odiado por conta disso.

Procure também fumar ao ar livre. E se estiver em um grupo, resista à vontade de fumar ali, se o grupo não for de fumantes também. Se a necessidade de ceder ao vício for mais forte que você (fracote!), fique a alguns passos de distância do grupo. E sopre sempre a fumaça pro outro lado.

Você fuma longe da gente e nós agradecemos!

Nunca, mas nunca mesmo, fume dentro de veículos, exceto se o veículo for seu.

Nesse caso você faz o que você quiser. Mas se der carona pra alguém, o ingrato vai lhe odiar! Não que caroneiro possa reclamar. Mas vai lhe odiar secretamente, naquele momento.

Você sabe que é um perfeito seguidor da regra 1 quando as pessoas no máximo suspeitam que você é fumante, mas sem nunca tê-lo visto fumar.

Regra 2 – Não jogue bituca de cigarro no chão

Essa é a mais difícil, mas não devia ser. 99,9% dos fumantes não a seguem. E ainda perguntam: “e o que você quer que eu faça, fique carregando a bituca de cigarro até achar onde jogá-la?”

A resposta é: Isso é problema seu! Sério.

Você fuma, eu como demais, fulano bebe. Ninguém tem nada com a vida de ninguém. Mas todo mundo precisa assumir as consequências e as responsabilidades de seus atos.

Jogue a bituca no lugar certo, mané!

Bituca de cigarro entope bueiros, polui praias e fica anos na natureza até ser decomposta. Imagine quantas bitucas de cigarro são jogadas na rua todos os dias. Junto com outros lixos, a bituca que você jogou ajudou a causar aquela inundação naquela rua depois daquela chuva. Sim, aquela vez que você botou a culpa exclusivamente na prefeitura da sua cidade. Ou em São Pedro.

E qual o porco que jogaria uma bituca de cigarro no chão da própria casa? Você não faz isso porque a casa é sua, certo? Mas a rua também é sua!

Bitucas podem ser recicladas, num método criado pela UnB. Então o que você tem que fazer é jogar lixo no lixo, como sempre. Sim, você provavelmente vai ter que andar com a bituca apagada na mão até achar a lixeira mais próxima. Mas é sua obrigação como cidadão fumante.

Ah, sim. Por favor, apague a bituca antes de jogar no lixo. Você não quer causar um incêndio, certo?

Se quiser mais sugestões (um pouco mais diretas que as minhas, se é que você me entende) de como fazer para fumar sem ser mal-educado, leia “É a má educação que leva ao tabagismo ou o tabagismo que causa má educação?”

Regra 3 – Cuidado com seu cigarro

Agora você é um fumante consciente, que não joga bitucas no chão e evita fumar onde for incomodar outras pessoas. Parabéns!

Mas há lugares em que é meio que ‘liberado’ o uso do cigarro. Baladas, por exemplo. Não é uma coisa muito legal, você sai pra dançar e volta fedendo. Mesmo nesses lugares seria legal se existisse um canto pro povo ir fumar. Mas enfim, se você vai fumar numa boate, cuide pra não queimar ninguém. Você pode acabar queimando também o seu filme.

Proteja o seu cigarro com a mão. Faça uma concha voltada pra você, e o cigarro no meio dessa concha. Problema resolvido. Bom, cuidado para não se queimar também, é claro. Mas ao menos desse jeito o prejudicado é você, que ao mesmo tempo é o culpado.

Regra 4 – Cuidado com os maus cheiros

Se você fuma, suas chances com uma pessoa não fumante são reduzidas drasticamente. A ideia de beijar um cinzeiro não é agradável. Aliás, até suas chances com uma pessoa fumante caem. Mas não é só com o mau-hálito que você deve se preocupar.

Há produtos para desodorizar ambientes que têm ação contra o cheiro do cigarro. Use no seu quarto, em sua casa. Há também produtos específicos para seu carro e até para suas roupas!

É! Não esqueça das suas roupas. Tem gente que, antes de uma longa viagem, fuma dentro de algum cubículo, como um banheiro, na tentativa de saciar seu desejo por nicotina e suportar um longo tempo sem fumar. Mas coitado de quem fica do lado dessa pessoa na viagem!

“Sua roupa tá fedendo”!

Tome cuidado com os odores que o cigarro deixa em você. Se possível, lave a mão depois de fumar. Procure ambientes mais abertos (regra 1). Procure novas formas de manter sua roupa cheirosa (ou pelo menos não-fedida).

Você nem sente, mas a pessoa do seu lado lhe odeia por causa do seu cheiro de cinzeiro...

Siga essas recomendações e você atingirá o objetivo de fumar sem ser odiado. Mas ainda estará sujeito a câncer de pulmão.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O seu Nome não está na Lista




Aos 35 anos Og Mandino um escritor fracassado, vendedor de seguros, estava falido abandonado pela esposa e pela filha, bêbado caído na sarjeta e pensando em suicídio.

Dez anos depois: Ele superou o alcoolismo, reconstruiu sua vida e se tornou um autor de renome internacional. Seu livro mais famoso, O Maior Vendedor do Mundo, foi publicado em 1968, vendendo milhões de cópias e o colocando no topo da fama mundial como um "guru" de vendas e motivação.

"Levante pela manhã tome um bom jornal para ler. Mas em vez de começar por qualquer outra coluna comece pela página do obituário a lista dos que morreram. Não salte nenhum nome. E quando você chegar ao final da leitura descobrirá algo extraordinário: o seu nome não está naquela lista. E as pessoas ali arroladas dariam tudo para estar no seu lugar mas estão mortas. Você está vivo e se você está vivo um milagre pode acontecer em sua vida hoje".

Todos os dias acrescentados à sua vida são uma dádiva de Deus. Apesar desta vida nem sempre ser justa o fato é que você não deve jamais permitir que dores, angústias e aflições temporárias venham "envenenar" a sua atitude para com você mesmo e para com o seu próprio futuro.


Og Mandino (Augustine Mandino) (12 de dezembro de 1923 — 3 de setembro de 1996) foi um escritor estadunidense, de origem italiana (pelo lado do pai) e cuja mãe era irlandesa.

Foi um "guru" do setor de vendas. Presidiu a revista Success Unlimited até 1976, quando, aos 52 anos, "chocou o setor ao renunciar à presidência para dedicar-se em tempo integral a escrever e dar palestras" (do posfácio do livro The Choice, Bantam Books, 1984, um romance traduzido no Brasil como A Escolha Certa).

Ex alcoólatra que quase chegou ao suicídio, tornou-se milionário ao publicar O Maior Vendedor do Mundo.

Tornou-se um dos autores mais inspiradores e bem sucedidos no segmento denominado auto ajuda, principalmente com livros voltados para vendas. Seus livros venderam mais de 50 milhões de cópias e foram traduzidos em vinte e cinco idiomas.

Og Mandino integra o "National Speakers Association Hall Of Fame". Tornou-se a décima terceira pessoa a ser incluída no Passeio da Fama dos Oradores Internacionais.

Livros
  1. O Maior Presente do Mundo
  2. O Décimo Segundo Anjo
  3. O Maior Vendedor do Mundo
  4. O Maior Vendedor do Mundo 2
  5. O Maior Milagre do Mundo
  6. O Maior Milagre do Mundo 2
Sucesso:
  1. A Maior Missão
  2. O Mago da Palavra
  3. O Maior Segredo do Mundo
  4. O Maior Sucesso do Mundo
  5. A Escolha Certa
  6. A Melhor Maneira de Viver
  7. Sucesso sem Limites
  8. A Universidade do Sucesso (Coletânea com outros autores)
  9. A Ressurreição de Cristo
  10. O Maior Mistério do Mundo
  11. Segredos para o Sucesso e a Felicidade

Carta de Deus...

"Vejo que choras. Sabe que também te escuto. Fica em paz. Acalma-te. Eu te trago o alívio para teu pesar, pois sei qual a causa ...e a cura. Não chores mais, estou contigo... Tudo que se passou antes não se parece mais do que com este tempo em que dormiste dentro do ventre de tua mãe. O que é passado morreu. Deixa-me partilhar contigo, mais uma vez, o segredo que ouviste ao nascer, e esqueceste.

És o meu maior milagre. Tu és a coisa mais rara do mundo. Tu chegaste, trazendo contigo, como faz toda criança, a mensagem de que Eu ainda não estava desanimado do homem. Duas células, unidas agora em milagre.

Dei-te o poder de pensar.
Dei-te o poder de amar.
Dei-te o poder de querer.
Dei-te o poder de rir.
Dei-te o poder de imaginar.
Dei-te o poder de criar.
Dei-te o poder de planejar.
Dei-te o poder de falar.
Dei-te o poder de orar.

Meu orgulho em ti não conheceu limites. Usa com sabedoria o teu poder de escolha.

Escolhe amar...em vez de odiar.
Escolhe rir...em vez de chorar.
Escolhe criar...em vez de destruir.
Escolhe perseverar...em vez de desistir.
Escolhe louvar...em vez de difamar.
Escolhe curar...em vez de ferir.
Escolhe dar...em vez de roubar.
Escolhe agir...em vez de lamentar.
Escolhe crescer...em vez de apodrecer.
Escolhe orar...em vez de amaldiçoar.
Escolhe viver...em vez de morrer.
Desfruta este dia, hoje...e amanhã, amanhã.

Executaste o maior milagre do mundo. Voltaste de uma morte viva. Não mais sentirás autocomiseração, e cada novo dia será um desafio e uma alegria. Tu renasceste... mas, exatamente como antes, podes escolher o fracasso e o desalento, ou o êxito e a felicidade. A escolha é tua. A escolha é exclusivamente tua. Eu só posso observar como antes... com satisfação... ou pesar. Lembra-te, então, das quatro leis da felicidade e êxito.

- Conta tuas bênçãos.
- Proclama tua raridade.
- Anda mais uma milha.
- Usa sabiamente o teu poder de escolha.

E mais uma, para completar as quatro outras. Faze todas as coisas com amor... amor por ti próprio, amor por todos os outros, amor por Mim. Enxuga tuas lágrimas. Estende a mão, apanha a Minha, põe-te ereto. Neste dia, foste notificado: TU ÉS O MAIOR MILAGRE DO MUNDO."

Convite ao Julgamento



"Diga aos justos que tudo lhes irá bem, pois desfrutarão a recompensa de seus esforços" (Isaías 3:10). Tudo irá bem aos justos, pois "comerão do fruto de suas obras". O versículo promete prosperidade e satisfação para as pessoas justas, que receberão as recompensas de suas ações corretas, contrastando com o destino dos ímpios, que sofrerão as consequências de suas ações.

O capítulo 3 de Isaías descreve o julgamento de Deus sobre Jerusalém e Judá por causa da opressão, injustiça e arrogância, com Deus removendo o sustento (v.1 - pão, água) e líderes (v. 2-3 - soldados, juízes, profetas), substituindo-os por crianças no poder ("lideres imaturos" v.4), jovens desrespeitarão os mais velhos e aquele sem nada pedirão ao que nada tem (v. 5-7) levando à desordem social e vergonha, especialmente nas mulheres que terão seus enfeites, sensualidade, arrogância - v.16-23) trocados por sinais de luto e mau cheiro, pois o povo desafiou a Deus com suas ações.


Isaías 3:13 na Bíblia descreve o Senhor se levantando para apresentar sua causa e julgar os povos, especialmente Judá e Jerusalém, devido à corrupção, opressão dos pobres e vaidade das mulheres de Sião, que se manifestavam em orgulho, luxo excessivo e desrespeito às leis de Deus, resultando em um julgamento divino de humilhação e desordem social, com os homens caindo na batalha e a cidade sendo desolada.

Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH):
"O SENHOR Deus vai apresentar a sua causa; ele está pronto para julgar o seu povo.". _ Contexto e Significado:

O Senhor se posiciona como juiz contra seu próprio povo por causa de sua infidelidade e opressão.

O capítulo 3 detalha a decadência moral, a opressão do pobre pelo rico, e a liderança corrupta (reis, juízes, profetas).

As mulheres de Jerusalém são condenadas por sua altivez, olhares imprudentes e excesso de adornos, o que culmina em seu despojamento e vergonha pública.

Desordem social, com jovens dominando os mais velhos, e homens caindo na guerra, levando à desolação de Jerusalém.


Isaías 3:13 é um chamado ao julgamento divino por causa da injustiça e da corrupção moral, especialmente notáveis na arrogância e no materialismo das filhas de Sião, que são um reflexo da rebelião do povo contra Deus.


terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Messias: "Renovo do Senhor"


Naquele dia o renovo do Senhor será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel". Isaías 4:2

Embora seja uma continuidade do dia de guerra referido no capítulo 3:24-26), o v.2 de Isaías 4 é uma profecia messiânica. O Renovo do Senhor (o "Ramo" ou "Broto" que traz vida nova) refere-se a Cristo que trará salvação, santidade, restauração e esperança após a seca espiritual causada pelo pecado, simbolizando a renovação, a salvação e a promessa de Deus de um novo começo.

"Renovo do Senhor" refere-se a Jesus Cristo. Tema central em passagens como Jeremias 23:5 e Isaías 4:2, Jesus Cristo, nosso refúgio, fonte de perdão e vida digna, que nos livra da vergonha e nos guia para a Canaã celestial.

Uma mensagem de esperança e purificação após o juízo divino, descrevendo como o Messias purificará Sião, restaurará o povo fiel.

Isaías 4 reforça o chamado (convite) de Deus para a santidade, pois o Renovo do Senhor (v. 2), trará a renovação espiritual aos cristãos, restaurando vidas, através de Sua fidelidade diária, como visto em Lamentações 3:22-23 e Salmo 51:10.

A profecia aponta para a vinda do Messias (o Renovo), que inaugurará o Reino de Deus, trazendo paz, justiça e santidade, cumprindo as promessas divinas para um remanescente fiel, tanto para Israel quanto para a Igreja.

Assim como Deus protegeu Israel, Ele oferece Sua presença protetora (nuvem e fogo) aos que Nele confiam. Deus proverá proteção e santidade, simbolizadas por uma nuvem de glória e fogo, como no Êxodo, culminando na restauração final em Seu Reino.

"Naquele dia", o capítulo começa com a devastação pós-guerra (referência a Isaías 3), por causa da grande quantidade de homens mortos na guerra, o número de mulheres excedia em muito o de homens (v. 1-4).

Jovens cairiam mortos diante dos exércitos da Síria, outros foram levados cativos. As mulheres apelaram aos poucos homens restantes para se casarem com elas, pedindo a proteção e o conforto do casamento, pois era vergonhoso não ter filhos, sendo visto até mesmo como castigo.

"Naquele Dia", os restantes de Sião os justos, serão chamados santos, e Deus lavará a "imundícia das filhas de Sião" e purificará Jerusalém com o "Espírito de justiça e de fogo" (vv. 2-4).

O fogo aqui tem um papel purificador, como o do ourives refinando a prata, separando os fiéis dos ímpios. Deus promete proteger Seu povo remanescente como uma "nuvem de fumaça" de dia e "chama de fogo" à noite, uma imagem que remete à coluna de nuvem e fogo que guiou Israel no deserto, oferecendo abrigo e segurança (vv. 5-6).

A profecia esclarece aos que permaneceram fiéis ao Senhor, e pelos quais Deus abençoaria a terra, que eles escapariam da devastação causada pela guerra (Isaías 3:25 e 26; Is 10:20-22; 37:31-32).


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Convite a Luz do Senhor


"Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor"Isaías 2:5, é um convite profético para o povo de Israel (a casa de Jacó) a caminhar na luz de Deus, abandonando os ídolos e costumes estranhos para seguir os ensinamentos divinos que emanam de Sião (Jerusalém).

Um chamado para a paz e para um futuro de esperança, onde a sabedoria e a luz do Senhor guiarão a vida, transformando conflitos em prosperidade, como ilustrado pela metáfora de converter espadas em arados.

O Monte do Senhor (Isaías 2:2,4,5) descreve um futuro onde o Monte do Templo de Deus será o mais alto, atrativo para todas as nações que buscarão os ensinamentos divinos.

Nesse cenário, as nações pararão de fazer guerra, transformando suas armas em ferramentas agrícolas, e Deus será o juiz justo entre os povos.

O convite em Isaías 2:5, é um chamado direto para a descendência de Jacó (o povo de Israel) para que se volte para Deus, vivendo sob Sua orientação e sabedoria.

Representa a verdade, a orientação, a presença e os ensinamentos de Deus, contrastando com a escuridão da ignorância e dos ídolos.

O versículo conclama o povo a abandonar as práticas erradas e a abraçar o caminho de Deus, prometendo um futuro de paz e entendimento, em harmonia com o que foi dito nos versículos anteriores.

É uma passagem que fala de esperança, paz e uma nova aliança com Deus, incentivando o abandono da violência e a busca pela verdade divina para guiar a vida.

sábado, 8 de agosto de 2009

Que tal um cafezinho agora?



Uma de minhas frases preferidas:

"É melhor tentar e falhar,
que preocupar-se
e ver a vida passar.
É melhor tentar,
ainda que em vão
que sentar-se,
fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar,
que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco,
que em conformidade viver".
Martin Luther King


SEJA UM IDIOTA, por Arnaldo Jabor

Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre.
Putz! A vida já é um caos, por que fazemos dela,
ainda por cima, um tratado?
Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável:
mortes, separações, dores e afins.

No dia-a-dia, seja idiota!
Ria dos próprios defeitos.
E de quem acha defeitos em você.
Ignore o que o boçal do seu chefe disse.
Pense assim: quem tem que carregar
aquela cara feia todos os dias,
inseparavelmente, é ele. Pobre dele.

Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor,
dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice.
Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.
Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém
que tem conselho pra tudo, soluções sensatas,
mas não consegue rir quando tropeça? Hahahahahaa...
Alguém que sabe resolver uma crise familiar,
mas não tem a menor idéia de como preencher
as horas livres de um fim de semana?
Quanto tempo faz que você não vai ao cinema?

É bem comum gente que fica perdida
quando se acabam os problemas.
E daí, o que eles farão
se já não tem por que se desesperar?
Desaprenderam a brincar.
Eu não quero alguém assim comigo.
Você quer? Espero que não.
Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas...
a realidade já é dura; piora se for densa.
Dura, densa, e bem ruim. Brincar é legal.
Entendeu? Esqueça o que te falaram sobre ser adulto,
tudo aquilo de não brincar com comida,
não falar besteira, não ser imaturo, não chorar,
não andar descalço, não tomar chuva.

Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas,
passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.
Ser adulto não é perder os prazeres da vida –
e esse é o único “não” realmente aceitável.
Teste a teoria.
Uma semaninha, para começar.
Veja e sinta as coisas
como se elas fossem o que realmente são: passageiras.
Acorde amanhã e decida entre duas coisas:
ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...

Bom mesmo é ter problema na cabeça,
sorriso na boca e paz no coração.
Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus
e que tal um cafezinho gostoso agora?
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
Por isso cante, chore, dance e viva intensamente
antes que a cortina se feche.