sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Sistema de Valores



Como vai você, espiritualmente? Tem tirado um tempinho, todos os dias, para por em ordem seu mundo interior?

A ORDEM do mundo interior também é mensurada pela qualidade e não apenas pela quantidade. Por baixo de toda agitação (externa) das atividades dos dias de festejos e dos dias de aflições; da pausa dos dias de tranquilidade... é preciso existir uma organizada e estruturada base sólida (interior).

Em 2 Timóteo 2:19, lemos que : "Mas Deus estabeleceu uma base sólida que permanece firme. E sobre esta base estão escritas estas palavras: “O Senhor conhece aqueles que lhe pertencem” e “Todos aqueles que dizem pertencer ao Senhor devem afastar-se do mal”.


O nosso "mundo exterior" é de controle mais fácil, visível, ampliável. É a parte da existência cuja avaliação, em termos de sucesso é: popularidade, riqueza, beleza...


Nosso mundo interior é de natureza espiritual. É o centro de onde se determinam as decisões gestadas por nosso sistema de valores. Local de reflexão e isolamento. Lugar secreto para nossas confissões a Deus. É de onde parte a adoração que externamos. Um recanto tranquilo, onde não deve haver brechas a poluição moral e espiritual dos tempos.

“Parem de se amoldar a este mundo, mas sejam transformados, renovando a sua mente, a fim de comprovar por si mesmos a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus.” — Romanos 12:2, Tradução do Novo Mundo.

Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” — Romanos 12:2, Versão Brasileira.

Na Bíblia, o homem exterior é o corpo físico, mortal e temporário, que se desgasta com o tempo, enquanto o homem interior é a essência espiritual, a alma e o espírito, que é criado à imagem de Deus, renovado diariamente pelo Espírito Santo e mais importante, sendo a parte eterna e verdadeira de nós, renovada nas aflições e que busca as coisas eternas, não as visíveis, como descrito principalmente em 2 Coríntios 4:16-18.

"Por isso nunca desanimamos.
Embora os nossos corpos se gastem,
a força interior vai se renovando dia a dia.
Estes nossos sofrimentos e aflições,
leves e momentâneos,
não durarão muito tempo.
Entretanto, este curto tempo de angústia
resultará em uma glória eterna sobre nós
para todo o sempre!
Portanto, não olhamos para aquilo
que podemos ver atualmente,
mas olhamos para aquilo
que não se vê.
Pois o que se pode ver
dura apenas pouco tempo,
mas o que não se vê
durará eternamente".

*** Autoria: Elizabeth Nogueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário