sábado, 9 de abril de 2011

Tu serás uma bênção



Na Bíblia lemos quando Deus disse a Abrão: "¹ Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. (Gênesis 12:1)." O plano era chegar na terra de Canaã (Gn. 12:5).

Era o início da história daquele que Deus mudou o nome de Abrão (pai amado) para Abraão (pai de muitas nações). A mudança de nome (Gênesis 17:5) foi um ato simbólico de Deus para selar uma aliança e confirmar a promessa de torná-lo o progenitor de um grande povo. É um marco de sua nova identidade e do início de sua missão.

Abraão é considerado o pai de Israel, o patriarca fundamental do povo judeu. escolhido por Deus para sair de sua terra e formar uma grande nação na Terra de Canaã, sendo o pai da fé e da promessa de uma descendência numerosa, através de seu filho Isaque e neto Jacó (que recebeu o nome de Israel).

Deus instrui Abraão a abandonar sua terra natal (Ur dos Caldeus) e sua parentela, e que confiasse que ao chegar em Canaã lhe mostraria em qual terra deveria habitar com sua família.

Muitas vezes temos de deixar "nossa Terra" antes de Deus nos mostrar nossa "nova" terra... é uma ruptura com tudo aquilo que conhecemos, que temos familiaridade. As vezes pode ser tudo o que se quer: "deixar aquele local, conhecer outras pessoas, começar tudo de novo". Pode também ser o contrário, e não se ter plano algum em sair, em deixar sua casa, seu trabalho, conhecidos, familiares...

Não havia instrução de como seria mudar com toda a família fazendo um percurso de aproximadamente 1.850km, a pé. Idosos, crianças, animais, posses (roupas, alimentos, tendas). Era necessário fé. Foi necessário, disposição para estar sob dependência e direcionamento de Deus.

A família acompanhando Terá (pai de Abraão) que queria retornar a Canaã, tinham percorrido o equivalente a 950km. Chegando a Harã (cidade batizada com o nome do irmão de Abraão), as terras eram férteis e Terã se estabeleceu ali, na metade do caminho. E, Deus instruiu a Abraão que este deveria continuar a viagem até Canaã e se estabelecer nas terras que Ele (Deus) mostraria.
.
Abraão aos 75 anos de idade (Gn. 12.4) colocou à prova sua fé: confiar plenamente na direção divina para seu presente e futuro. Deixar conforto, segurança, vínculos sociais e familiares, para seguir um propósito maior: "Em ti serão benditas, todas as famílias da terra" (Gn. 12: 3).

Gênesis 12:5-7, diz: ⁵ E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. ⁷ E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

A viagem de Abraão para a Terra prometida envolvia planejamento: "...e dirige-te à terra que eu te mostrar". E, sempre que Abraão iniciava ou finalizava o trajeto sem o devido direcionamento de Deus, as consequências não eram boas e era necessário Deus adverti-lo, instruindo quanto aos ajustes. 

Nossas viagens (seja a passeio, visitação, moradia, trabalho...) devem ser planejadas de acordo a vontade de Deus, conforme Romanos 1:10: "Em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, me seja aberto o caminho para que eu possa visitá-los."

Em outra versão: "E uma das coisas pelas quais continuo a orar é a oportunidade de eu finalmente ir vê-los e Deus quisera e, sendo possível, fazer uma boa viagem" (Bíblia Viva).

*** Autoria: Elizabeth Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário