domingo, 20 de junho de 2010

1, 2, 3... Respire Fundo. Agora escreva


Sabe-se que a responsabilidade da edição é imensa, pois é o editor quem faz a última avaliação da matéria. Sendo assim, cabe ao editor fazer: revisão ortográfica no texto; revisão nas sonoras escolhidas e nos sobe sons que o repórter sugeriu... a fim de melhorar o trabalho; acrescentar informações de última hora; fechar a lauda e liberar a matéria para figurar o epaço midiático.

Os erros de composições escritas podem ser classificados de diversas formas, enquadrados em diversas categorias. É admissível uma categorização como a que apresenta.

Erro Gramatical pode ser um erro de pontuação, de ortografia, de flexão de uma forma verbal, de utilização de um determinado tempo ou modo, de regência verbal, de utilização de uma preposição, de concordância entre um sujeito e um predicado, etc.

Erro Lexical ocorre, por exemplo, se uma palavra ou um registo de língua é desadequado em relação ao texto ou situação em causa.

Erro Textual existe, por exemplo, quando ao texto falta coesão, coerência, informatividade ou situacionalidade.

Erro Discursivo, ele não diz propriamente respeito ao sistema linguístico, à produção escrita, mas à linguagem em uso, ao processo de comunicação e aos factores pragmáticos dessa comunicação.

Li, agora pouco, no g1 Globo. O Erro na frase abaixo "salta aos olhos":

"Imagens mostram montanha russa de onde idosa caiu enferrujada. Brinquedo está interditado e deverá passar por perícia na segunda-feira. Idosa morreu após cair em parque na Barra da Tijuca, no Rio...".

O ASSUNTO É TRAGICO, pois ela estava com a filha e um grupo de amigos de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), onde morava, chegou a ser socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Contudo, a frase: "idosa caiu enferrujada" traz um erro gramatical que qualquer editor poderia evitar, qualquer mesmo...

Fonte: g1 Globo

Pessoas que Você Precisa Conhecer...

Achei o máximo e comecei a pensar na minha lista quem eu adcionaria... a ideia é do *Bruno e da Camila. Eles destacaram os contatos mais interessantes das redes sociais e de onde vem seu poder...

*Bruno Ferrari e Camila Guimarães
Pensadores
Pessoas que escrevem análises, pensamentos, críticas, com ou sem humor,
e servem como distribuidores de conselhos e informações relevantes

27 pessoas que você precisa conhecer...
Estamos apenas nos primeiros passos de um novo contexto social. Para Marc Smith, estamos numa fase parecida com a do começo da revolução industrial, quando surgiram as primeiras máquinas que aumentaram o volume de produção e alteraram a lógica comercial. Pouco mais de um século depois, vivemos num mundo cercado por tecnologia, com computadores com poder de processamento próximo ao de um cérebro humano, fibra óptica para transmissão de dados, prédios de escritório automatizados etc.

O futuro próximo, no entanto, será dos celulares. "Os celulares inteligentes de hoje, que estão na mão de poucas pessoas, serão os aparelhos burros dentro de cinco anos, na mão de bilhões de pessoas", afirma Smith. O que nos leva a entender o frisson em cima de serviços como o Foursquare, rede social baseada na localização do usuário pelo GPS do aparelho, que tem hoje apenas 175 mil usuários no Brasil.

Além de dizer o que você está fazendo, o Foursquare diz onde você está. Dá para saber quais amigos seus estão em um bar próximo, quais as opiniões dos hóspedes que já passaram naquele hotel ou ainda disputar numa espécie de jogo on-line para saber quem é o cliente mais assíduo de uma loja qualquer.

“Em breve, estaremos andando na rua e nossos celulares, sozinhos, identificarão quem naquele perímetro pode ter algum tipo de relacionamento comigo”, diz Smith. “Você vai apontar para um transeunte e o celular lhe dirá quem ele é, com quais amigos se relaciona e suas preferências pessoais. Aí você decidirá se o aborda ou não.” No mundo virtual, já nos sentimos mais à vontade para adicionar e nos relacionar com pessoas estranhas. Será que um dia faremos isso no mundo real?

Vou Destacar Apenas Alguns Destes 27 Nomes
Jovens de talento que foram revelados pelas redes sociais e agora fazem sucesso também nas mídias tradicionais... Eles montaram suas próprias redes sociais, inventaram programas e usam as comunidades on-line para fazer negócio. São os que usam o poder mobilizador das redes para criar campanhas ou movimentos em prol de causas sociais, culturais e ambientais

O brasileiro Joe Penna, de 22 anos, é um dos artistas nacionais de maior sucesso no mundo. Conhecido como MysteryGuitarMan, nome de seu canal do YouTube, ele mistura música com uma edição frenética de imagens. Em seu último trabalho, Penna criou um aplicativo no Facebook para receber fotos de seus fãs. Foram mais de 7 mil imagens recebidas, que se transformaram num vídeo em homenagem aos espectadores. Seus vídeos somam 70 milhões de visualizações. A fama o transformou num garoto-propaganda de grandes empresas, e sua receita mensal com anúncios do Google supera os US$ 10 mil.

Esmir Filho - Cineasta - O filme Os famosos e os duendes da morte revelou o diretor Esmir Filho como uma das promessas do cinema brasileiro. O cineasta já mostrava seu talento no curta-metragem Tapa na pantera, protagonizado por uma idosa viciada em maconha. Foi um dos primeiros hits brasileiros no YouTube. Esmir continua a usar o Youtube para divulgar seu trabalho. Possui perfis no Facebook e no Twitter, onde interage com internautas que admiram seu trabalho.

Jan Chipchase- Designer - Como pesquisador da Nokia, o britânico passou os últimos anos rodando o planeta, investigando como as pessoas interagem com as mais diversas tecnologias. Suas observações criam perspectivas para enxergar as diferenças culturais e as transformações trazidas pela digitalização do mundo. Hoje fora da empresa de celulares, ele continua unindo belas fotos com observações desconcertantes em sua comunidade Future Perfect no Facebook.

Raquel Recuero- Pesquisadora - Uma das maiores especialistas em redes sociais no Brasil, Raquel Recuero, doutora em comunicação e informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concentra seus estudos nas mudanças que as tecnologias trazem aos processos sociais. É autora do livro Redes sociais na internet e foi consultora em empresas como Google e MySpace. Pelo Twitter, divulga diariamente estudos e análises sobre redes sociais, além de dicas para quem quer se aprofundar no assunto.

Andiara Peterle- Diretora do Bolsa de Mulher - Desde que assumiu o site Bolsa de Mulher, em 2005, Andiara Peterle juntou uma coleção de números positivos. De um site com pouco mais de 100 mil visitantes por mês, o Bolsa passou a 12 milhões. É a maior rede social feminina do Brasil, com conteúdo sobre sexo, beleza, moda, culinária etc. Ao mesmo tempo que atrai investidores e anunciantes, a própria Andiara dá conselhos para as usuárias sobre moda e estilo.

Fabrício Carpinejar- Escritor - Há quem duvide de seu valor cultural, mas a twitteratura – a literatura no Twitter – é um movimento que atrai escritores e poetas de gêneros e nacionalidades diversos. “O Twitter já foi sinônimo de preguiça, mas é a ferramenta de todo poeta”, diz Carpinejar. O escritor e poeta gaúcho aderiu ao microblog há um ano e lançou o primeiro livro de tweets do Brasil, uma coletânea dos aforismos que ele posta diariamente para mais de 28 mil seguidores.

Fabianno Xavier- Professor de informática - Em 2006, o professor de informática Fabianno Xavier participou de um encontro para trocar figurinhas do álbum da Copa da Alemanha. Tudo marcado pela comunidade do Orkut dos donos de álbuns. Em 2010, foi a vez de ele unir diferentes comunidades, por mensagens. Centenas de pessoas se encontraram para trocar, e Xavier virou uma espécie de embaixador das figurinhas, que organiza vários encontros em São Paulo.

Leia Mais aqui... PESSOAS QUE VOCE PRECISA CONHECER

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Salmos


O Livro de Salmos não tem um único autor, mas é uma coleção de poemas de múltiplos escritores ao longo de séculos, com o Rei Davi sendo o mais proeminente (atribuído a ele cerca de 73 salmos).

Outros autores incluem os filhos de Coré, Asafe, Salomão, Moisés, Hemã e Etã, além de salmos sem atribuição conhecida, compilados por outros.

Principais Autores e Contribuições

Rei Davi: Atribui-se a ele a autoria da maioria dos salmos, muitos deles expressando louvor, lamento e confiança em Deus.

Filhos de Coré: Um grupo de levitas que contribuiu com vários salmos.

Asafe: Outro líder levítico com salmos de louvor e adoração.

Salomão: Filho de Davi, escreveu pelo menos dois salmos (Salmos 72 e 127).

Moisés: É creditado com um salmo (Salmo 90).

Outros Salmistas: Hemã, Etã, Ageu, Zacarias, Esdras e outros.

Como o Livro Foi Formado

Os salmos foram escritos em diferentes épocas e, eventualmente, foram compilados e organizados em cinco livros por um compilador, possivelmente Esdras, após o exílio babilônico.

O Livro de Salmos é um tesouro de poesia religiosa de vários autores, destacando-se Davi, mas incluindo outros profetas, levitas e reis, refletindo diferentes momentos da história e da fé de Israel.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Provérbios: coleção de sabedoria


O Livro de Provérbios na Bíblia é uma coleção de sabedoria prática e moral, majoritariamente atribuída ao Rei Salomão, focada em ensinar sobre conduta correta, a importância do temor a Deus como princípio da sabedoria e como viver uma vida íntegra e virtuosa, sendo um guia de como viver bem no mundo, abordando temas como justiça, prudência, relacionamentos e a busca pela sabedoria divina através de curtos ditados poéticos.

Principais Características e Temas

Sabedoria e Temor a Deus: A ideia central é que o "temor do Senhor é o princípio do conhecimento" (Provérbios 1:7), mostrando que o respeito e reverência a Deus são a base para uma vida sábia.

Literatura Sapiencial: Faz parte dos livros poéticos e sapienciais, oferecendo discernimento para a vida diária, não sendo lei ou profecia, mas sim experiência e reflexão sobre como honrar a Deus e aos outros.
Autoria: Embora Salomão seja o principal autor, o livro contém coleções de diferentes épocas e autores, incluindo Agur e Lemuel, com sábios compilando ditados populares.

Conteúdo: Abrange diversos aspectos da vida, como conduta pessoal, relacionamentos, natureza humana e a busca por uma vida virtuosa, utilizando paralelismos e imagens vívidas.

Personificação da Sabedoria: Apresenta a Sabedoria como uma figura feminina, que chama as pessoas à razão e à vida correta.

Estrutura: Dividido em vários capítulos (31), com seções que incluem ensinamentos paternos, poemas de Sabedoria e um famoso poema sobre a mulher de valor (Provérbios 31:10-31).

Onde Encontrar: Está localizado entre os livros de Salmos e Eclesiastes, no Antigo Testamento.

Guiar o leitor a desenvolver a habilidade de viver bem, tomando decisões que reflitam a ordem moral de Deus e desfrutando de Suas bênçãos, contrastando a vida sábia com a insensatez.

sábado, 5 de junho de 2010

Vida do Pregador


"Nunca pregue sobre um texto,
se este primeiro
não puser em vibração
as cordas de sua própria alma"
*citação atribuída a Spurgeon (1834–1892)

Inicio a postagem de hoje com esta citação atribuída, frequentemente, ao teólogo inglês e pastor Batista Charles Haddon Spurgeon (1834–1892), conhecido como o "Príncipe dos Pregadores". Tenho esta frase escrita na contracapa da minha Bíblia. Eu a ouvi certa vez, outro dia (2000') e a escrevi com as palavras que consegui lembrar e ainda que não tenha ficado completa, à época, por vezes reflito sobre seu valor, seu significado e aplicação na Vida do Pregador.

A citação enfatizava a importância da experiência pessoal e da apropriação espiritual da Palavra de Deus antes de a pregar a outros. Ele acreditava que a pregação deveria vir do coração e da vida do pregador, não apenas de um estudo intelectual ou acadêmico.

Embora a formulação exata possa ser uma paráfrase ou uma citação que se tornou popularmente associada a ele, ela encapsula seu princípio de que o pregador deve sentir o poder e a verdade do texto bíblico em sua própria alma antes de poder comunicá-lo eficazmente à congregação.

A Bíblia ensina que Deus usa pessoas imperfeitas, falhas e "quebradas" – ou, na analogia, "vasos rotos" ou de barro – para cumprir Seus propósitos. A ideia central é que o poder e a glória vêm de Deus, não da pessoa, que é apenas o instrumento (o vaso).

O apóstolo Paulo usa a metáfora dos vasos em 2 Coríntios 4:7 - "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós". Embora sejamos frágeis, limitados e cheios de falhas (como vasos de barro comuns), carregamos o tesouro da presença e do poder de Deus.

A passagem do "Oleiro e o Barro" em Jeremias 18 descreve Deus como o oleiro e nós como o barro. Se o vaso se quebra ou se deforma em Suas mãos, Ele não o descarta; Ele o refaz, moldando-o novamente conforme a Sua vontade. Isso ilustra a misericórdia e a capacidade de Deus de restaurar e dar um novo propósito a quem se entrega a Ele.

A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas falhas que Deus usou poderosamente: Moisés, tinha dificuldades na fala e hesitou em aceitar seu chamado. Davi, cometeu adultério e depois o assassinato no intuito de esconder o seu pecado. Pedro, temendo a perseguição, negou Jesus por três vezes. Paulo, perseguiu cristãos antes de sua conversão.

Deus usa os "vasos rotos" para que a glória seja exclusivamente Dele, e não haja espaço para o orgulho humano. A fraqueza humana, quando reconhecida e entregue a Deus, torna-se o cenário perfeito para a manifestação do poder de Deus.

O pregador é uma testemunha que fala daquilo que viveu, viu e experimentou, e sua vida deve estar em conformidade com a mensagem para ter credibilidade.

Antes de subir ao púlpito, o pregador precisa primeiro viver o que vai pregar, permitir que a Palavra de Deus fale com ele primeiro, "que coloque antes a vibrar as cordas de seu próprio coração", que a mensagem da Palavra (Bíblia) o molde e o transforme..

A pregação eficaz nasce da experiência pessoal e da credibilidade do pregador. É um processo de vida antes da proclamação, onde a conduta e o testemunho pessoal validam a mensagem, pois as pessoas veem o pregador antes de ouvirem a mensagem. Somente após essa vivência e transformação é que o pregador está apto a comunicar a mensagem, não apenas com palavras, mas com o testemunho de sua própria vida.

Contudo, convém ressaltar, que uma vida inconsistente com a mensagem rouba a autoridade do pregador, não da mensagem. A mensagem, é sempre entregue, ainda que o vaso esteja sujo, quebrado ou vazio.

Vaso vazio me incomoda e muito. Estar na igreja, louvar, adorar, orar e então vem o pregador e está vazio, não consegue falar meia dúzia de palavras sem ler suas anotações... ou repetir a mesma coisa, falada de várias maneiras. Desconhece o contexto... é desanimador. A pessoa está ali exatamente para fazer isso: pregar. Foi colocado ali porque é o pastor. Está como pastor, porém não é pastor a maioria das vezes que é colocado "à prova".

Na poderosa metáfora bíblica do oleiro (Jeremias 18) onde Deus é o Oleiro que molda o barro (humanidade) em Sua roda, transformando-nos para Seus propósitos; mesmo que um vaso se quebre, Ele o refaz com amor, mostrando que somos frágeis, mas Ele pode nos reconstruir e dar propósito, sendo um convite à entrega e renovação da vida...

A Vida do Pregador, "Como um vaso nas mãos do oleiro", significa rendição, transformação e propósito divino, onde Deus (o Oleiro) molda a vida da pessoa (o barro) para um propósito específico, oferecendo novas chances e moldando o interior, exigindo humildade e receptividade para ser refeito, cheio do Espirito Santo (azeite) e usado para a glória de Deus. Exige disposição, dedicação, leitura, meditação, interpretação da Palavra de Deus, e, principalmente, se deixar moldar nas mãos do oleiro, para então ser colocado para uso na Obra de Deus.

Em 2 Timóteo 4:2, diz: "Pregue a Palavra, esteja PREPARADO a tempo e fora de tempo, ...".

****Autoria: Elizabeth Nogueira


Vaso nas Mãos do Oleiro - Luiz de Carvalho & Denise (1980)


Mão no Arado - Logos (1985)


Rede Ao Mar - Ministério Adoração e Adoradores (2005)