O capítulo 31 de Provérbios famoso por descrever a "mulher virtuosa" (v. 10-31), sob um padrão perfeito de comportamento, tem início nos conselhos da mãe do Rei Lemuel.
Lemuel é o rei de Massá. Para muitos eruditos também pode ser um segundo nome dado a Salomão ou ao rei Ezequias. Não há exatidão de quem era o rei que escreveu o capítulo 31, do Livro dos Provérbios.
O nome Lemuel, de origem hebraica, significa: consagrado, separado, ou dedicado a Deus. O nome se relaciona com Lael, que se encontra em Números 3:24, um homem consagrado a Deus.
As recomendações éticas e morais para um Rei, foram ensinadas por sua mãe. Seus provérbios destacam sua influência. E, embora ela tenha permanecido no anonimato, seus ensinamentos cruzaram os séculos trazendo até aos dias de hoje nobres e sábios conselhos.
𓂃 ࣪˖ ִִֶֶָ🥀་༘࿐ 1. Conselhos ao Rei (vv. 1-9):
O capítulo começa com conselhos da mãe ao rei Lemuel, advertindo-o sobre o auto controle e preservação do propósito, alertando que muitos líderes destruíram seus reinos e reputações por causa da imoralidade ou da distração causada por relacionamentos obsessivos.
"¹ Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou a sua mãe. ² Como, filho meu? E como, filho do meu ventre? E como, filho dos meus votos? ³ Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos ao que destrói os reis. ⁴ Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; ⁵ Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. ⁶ Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. ⁷ Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais. ⁸ Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição. ⁹ Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados", Prov. 31:1-9.
𓂃 ࣪˖ ִִֶֶָ🥀་༘࿐ 2. O Poema da Mulher Virtuosa (vv. 10-31):
O poema é um acróstico hebraico que detalha o caráter de uma mulher de valor, descrita como sábia, diligente, generosa e temente a Deus.
O "Poema da Mulher Virtuosa", encontrado no livro bíblico de Provérbios, capítulos 31, versículos de 10 a 31, é um acróstico hebraico notável. Neste poema, cada um dos 22 versículos começa, na língua hebraica original, com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico.
Essa estrutura poética não é imediatamente óbvia nas traduções para português ou outras línguas modernas, mas é uma característica chave do texto original, demonstrando grande habilidade literária e um método mnemônico.
𓂃 ࣪˖ ִִֶֶָ🥀་༘࿐ A estrutura é a seguinte:
- O versículo 10 começa com a letra Aleph (א);
- O versículo 11 começa com a letra Bet (ב);
- ...e assim por diante, até o versículo 31, que começa com a letra Tav (ת), a última letra do alfabeto hebraico.
O poema descreve as qualidades e as atividades de uma mulher ideal de sabedoria, elogiando sua força, sabedoria, diligência e caráter íntegro, culminando com a afirmação de que "o seu valor muito excede ao de rubis".
ִֶָ𓂃 ࣪˖ ִִֶֶָ🥀་༘࿐ Mulher virtuosa (v. 10-31)
É temente a Deus. Fala com sabedoria e instrui com bondade. Se levanta cedo e trabalha com prazer até tarde administrando a casa com diligência. Busca lã e linho, traz alimento de longe, examina propriedades, adquire terras, planta vinhas, sua lâmpada não se apaga à noite; e, seus negócios são lucrativos, garantindo a provisão.
Ela está preparada, não teme o inverno, pois sua família está bem cuidada. Seu marido e filhos confiam nela e a elogiam. É generosa e estende a mão aos pobres e necessitados.
𓂃 ࣪˖ ִִֶֶָ🥀་༘࿐ Temor do Senhor
³⁰ "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. ³¹ Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas", Prov. 31.
Um dos capítulos mais emblemáticos da Bíblia sobre o valor do caráter sobre a aparência. Os versículos 30 e 31 destacam que a beleza estética é passageira, reforçando que o reconhecimento de uma mulher virtuosa vem do "fruto de suas mãos", obras e conduta, como um testemunho de honra celebrado publicamente, "nas portas", pela comunidade.
A mulher de Provérbios 31 é um exemplo de diligência, caráter e temor a Deus, servindo de inspiração para homens e mulheres, com foco na sabedoria prática e na fé cristã, reconhecendo o Senhor como o princípio da sabedoria e vivendo para agradá-Lo, buscando Sua direção.
𓂃 ࣪˖ ִִֶֶָ🥀་༘࿐ Provérbios sobre o Temor a Deus, para reflexão:
1. Provérbios 9:10, "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento."
2. Provérbios 15:33, "O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade precede a honra".

Nenhum comentário:
Postar um comentário