O capítulo 2 de Colossenses é uma carta do apóstolo Paulo que destaca a supremacia e suficiência de Cristo contra falsas filosofias e legalismos.
Paulo expressa seu empenho para que os cristãos tenham pleno entendimento do mistério de Deus, que é Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento [v. 1, 2].
² "Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e em todas as riquezas da plena certeza da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo", Cl. 2:2
E, Colossenses 2:3 completa reafirmando que em Deus e Pai, e em Cristo é: ³ "Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento".
Cristo Jesus é a fonte plena e completa de toda a verdade divina e entendimento, sendo o centro onde se encontra a plenitude de Deus e a resposta para as questões da vida, sendo acessíveis pela fé Nele, não por filosofias humanas ou rituais.
O apóstolo adverte contra filosofias vãs e tradições humanas, afirmando que em Jesus habita corporalmente toda a plenitude da Divindade e que os fiéis estão completos nele.
A frase "em quem habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Cl. 2:9) reforça que Deus se fez presente em Jesus em sua totalidade, e com Ele, toda a sabedoria.
O texto destaca que Deus perdoou todos os nossos pecados e cancelou a dívida que era contra nós, pregando-a na cruz e triunfando sobre poderes e autoridades espirituais.
A passagem de Colossenses 2:1-7, expressa seu grande esforço ("combate") pela igreja em Colossos, Laodiceia e outros, para que seus corações sejam consolados, unidos em amor, e fortalecidos na plena certeza do conhecimento de Deus e Cristo.
Nos quais, residem todos os tesouros da sabedoria e conhecimento, alertando contra enganações, e instruindo-os a permanecerem enraizados e edificados em Cristo como o receberam, firmes na fé e abundantes em gratidão.
⁶ "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele. ⁷ Enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças", Cl. 2:6-7.
Assim como você acolheu e aceitou Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, da mesma forma deve continuar vivendo, caminhando e se desenvolvendo Nele, permanecendo firme na fé recebida e crescendo em gratidão, sendo enraizado e edificado em Cristo para não ser enganado por falsas filosofias.
Os cristãos devem ter suas raízes firmemente plantadas em Cristo, como uma árvore, garantindo estabilidade e sustento. A vida cristã deve ser construída sobre Cristo, a rocha sólida, e não em filosofias ou tradições humanas.
Fortalecendo a fé que foi ensinada, mantendo-se firme nos fundamentos cristãos. Refere-se ao ensino apostólico e bíblico recebido. Uma vida em Cristo resulta em constante gratidão a Deus, transbordando de louvor.
Paulo orienta a não permitir que ninguém os julgue por questões de comida, bebida, festas religiosas ou sábados, pois essas coisas eram apenas sombras do que viria; a realidade, porém, encontra-se em Cristo [v. 16,17].
Também critica a falsa humildade e o culto a anjos, referindo-se à prática de adorar ou reverenciar anjos, proibindo tal prática e direcionando a adoração exclusivamente a Deus (v. 18-19).
Paulo argumenta que regras humanas (v. 20,23), como: "não manuseie" ou "não prove", "As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens"; Cl. 2:22. Ou seja, não têm valor algum contra a indulgência da carne - que é a tentativa e falha de dominar, controlar os desejos pecaminosos.
"As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne", Cl. 2:23
E, "Andai nele" (Cl. 2:6) "Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele". Paulo, exorta os cristãos a andar, a viver em Cristo, conforme Isaías 30:21, "E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda", indicando o caminho de Deus.
Andar em Cristo Jesus é ser, estar e permanecer em Cristo Jesus "enraizados" (fundação), "edificados" (construídos), "confirmados" (testados, provados).
Conforme, Colossenses 2:7 - "Enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças".
Paulo, exorta os cristãos a viverem continuamente em Cristo, da mesma forma que o receberam, mantendo-se enraizados e edificados Nele para ter firmeza na fé, como aprenderam, e transbordando de gratidão. Significa uma vida de dependência e crescimento em Jesus, construída sobre Ele como fundamento, e uma atitude constante de agradecimento a Deus por tudo.
Para reflexão seguem outros versículos semelhantes a Colossenses 2:7 e que enfatizam a necessidade de uma base sólida na fé e o crescimento contínuo no conhecimento de Deus:
1 - Efésios 3:17-19 - "para que Cristo habite em vossos corações pela fé; e, estando arraigados e fundamentados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus."
2 - Mateus 7:24-25 - "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como o homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque tinha a sua fundação na rocha."
3 - 1 Coríntios 3:9-11 - "Pois nós somos cooperadores de Deus; vós sois a lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, como sábio construtor, lancei o fundamento, e outro edifica sobre ele. Mas cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo."
4 - Colossenses 1:23 - "se é que de fato permaneceis na fé, alicerçados e firmes, sem vos afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que está sendo pregado a todas as pessoas em todo o mundo."
Esses versículos usam metáforas de construção e agricultura (raízes, fundação, edifício) para ilustrar a necessidade de uma vida cristã profunda, estável e contínua em Jesus Cristo para resistir aos desafios e falsos ensinamentos.
Na construção de um edifício, a fundação é a primeira etapa física a ser executada, logo após o planejamento e a preparação do terreno. Após a limpeza do terreno, a demarcação da obra e a instalação do canteiro; e a análise do solo que é realizada nesta fase para determinar o tipo de fundação adequado.
A fundação é responsável por suportar todo o peso da edificação e portanto deve ser fixada de forma segura nas camadas mais resistentes do solo, garantindo a estabilidade da construção.
Existem dois tipos principais de fundações: Fundações rasas (ou diretas), utilizadas quando o solo resistente está próximo à superfície. Fundações profundas, utilizadas quando o solo resistente está em camadas mais profundas. Portanto, a fundação é o ponto de partida essencial para a segurança e viabilidade de toda a construção.
Em 1 Tessalonicenses 5:11, diz - "Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis." E, em Judas 1:20 - "Vós, porém, amados, edificai-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo."
É uma exortação bíblica que significa construir-se espiritualmente sobre a fé em Cristo, que encoraja os cristãos a se exortarem (aconselharem) e se edificarem (construir mutualmente). E, lembrando que edificar também inclui: restaurar e reconstruir.
A Bíblia fala sobre a cura, paz e edificação (restauração) de cativos em Jeremias 33:6 - "Eis que eu lhe trarei saúde e cura; eu os curarei e lhes revelarei uma abundância de paz e verdade. Eu farei os cativos de Judá e de Israel retornarem e os edificarei como no início".
E, na reconstrução de ruínas como um "Reparador", "Restaurador", em Isaías 58:12 "O seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado Reparador de Muros Rachados, Restaurador de Ruas e Moradias."
Também em 1 Pedro 5:10, temos a promessa que Deus restaurará, confirmará, fortalecerá e firmará o alicerce daqueles que Ele chamou: "Depois de vocês terem sofrido por pouco tempo, o Deus de toda a graça, que os chamou à sua eterna glória em Cristo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces."
É uma mensagem de encorajamento para cristãos que enfrentam sofrimento, prometendo que após o período de provação, Deus irá restaurá-los, confirmá-los, fortalecê-los e firmá-los. Reconhece a realidade do sofrimento, mas o contextualiza como transitório, temporário, não é eterno.
Destaca Deus como a fonte que providenciou a salvação, lembrando o propósito final que é a participação na glória de Deus, alcançada através de Jesus Cristo. E, descreve a ação de Deus para fortalecer o cristão após a tribulação, dando-lhe estabilidade e propósito duradouros.
É um versículo de esperança que assegura que Deus tem um plano de restauração espiritual e fortalecimento, dando firmeza aos que perseveram na fé, para experimentarem a plenitude da promessa.
EDIFICAR é um processo contínuo de crescimento e aprendizado, especialmente em tempos difíceis. O cristão deve buscar conhecimento, fortalecendo-se na oração no Espírito Santo e perseverando no amor de Deus, para resistir a falsos ensinos e viver para a glória de Deus.
Edificai-vos a vós mesmos! Edificai-vos uns aos outros!


Nenhum comentário:
Postar um comentário