domingo, 20 de junho de 2010

1, 2, 3... Respire Fundo. Agora escreva


Sabe-se que a responsabilidade da edição é imensa, pois é o editor quem faz a última avaliação da matéria. Sendo assim, cabe ao editor fazer: revisão ortográfica no texto; revisão nas sonoras escolhidas e nos sobe sons que o repórter sugeriu... a fim de melhorar o trabalho; acrescentar informações de última hora; fechar a lauda e liberar a matéria para figurar o epaço midiático.

Os erros de composições escritas podem ser classificados de diversas formas, enquadrados em diversas categorias. É admissível uma categorização como a que apresenta.

Erro Gramatical pode ser um erro de pontuação, de ortografia, de flexão de uma forma verbal, de utilização de um determinado tempo ou modo, de regência verbal, de utilização de uma preposição, de concordância entre um sujeito e um predicado, etc.

Erro Lexical ocorre, por exemplo, se uma palavra ou um registo de língua é desadequado em relação ao texto ou situação em causa.

Erro Textual existe, por exemplo, quando ao texto falta coesão, coerência, informatividade ou situacionalidade.

Erro Discursivo, ele não diz propriamente respeito ao sistema linguístico, à produção escrita, mas à linguagem em uso, ao processo de comunicação e aos factores pragmáticos dessa comunicação.

Li, agora pouco, no g1 Globo. O Erro na frase abaixo "salta aos olhos":

"Imagens mostram montanha russa de onde idosa caiu enferrujada. Brinquedo está interditado e deverá passar por perícia na segunda-feira. Idosa morreu após cair em parque na Barra da Tijuca, no Rio...".

O ASSUNTO É TRAGICO, pois ela estava com a filha e um grupo de amigos de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), onde morava, chegou a ser socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Contudo, a frase: "idosa caiu enferrujada" traz um erro gramatical que qualquer editor poderia evitar, qualquer mesmo...

Fonte: g1 Globo

Pessoas que Você Precisa Conhecer...

Achei o máximo e comecei a pensar na minha lista quem eu adcionaria... a ideia é do *Bruno e da Camila. Eles destacaram os contatos mais interessantes das redes sociais e de onde vem seu poder...

*Bruno Ferrari e Camila Guimarães
Pensadores
Pessoas que escrevem análises, pensamentos, críticas, com ou sem humor,
e servem como distribuidores de conselhos e informações relevantes

27 pessoas que você precisa conhecer...
Estamos apenas nos primeiros passos de um novo contexto social. Para Marc Smith, estamos numa fase parecida com a do começo da revolução industrial, quando surgiram as primeiras máquinas que aumentaram o volume de produção e alteraram a lógica comercial. Pouco mais de um século depois, vivemos num mundo cercado por tecnologia, com computadores com poder de processamento próximo ao de um cérebro humano, fibra óptica para transmissão de dados, prédios de escritório automatizados etc.

O futuro próximo, no entanto, será dos celulares. "Os celulares inteligentes de hoje, que estão na mão de poucas pessoas, serão os aparelhos burros dentro de cinco anos, na mão de bilhões de pessoas", afirma Smith. O que nos leva a entender o frisson em cima de serviços como o Foursquare, rede social baseada na localização do usuário pelo GPS do aparelho, que tem hoje apenas 175 mil usuários no Brasil.

Além de dizer o que você está fazendo, o Foursquare diz onde você está. Dá para saber quais amigos seus estão em um bar próximo, quais as opiniões dos hóspedes que já passaram naquele hotel ou ainda disputar numa espécie de jogo on-line para saber quem é o cliente mais assíduo de uma loja qualquer.

“Em breve, estaremos andando na rua e nossos celulares, sozinhos, identificarão quem naquele perímetro pode ter algum tipo de relacionamento comigo”, diz Smith. “Você vai apontar para um transeunte e o celular lhe dirá quem ele é, com quais amigos se relaciona e suas preferências pessoais. Aí você decidirá se o aborda ou não.” No mundo virtual, já nos sentimos mais à vontade para adicionar e nos relacionar com pessoas estranhas. Será que um dia faremos isso no mundo real?

Vou Destacar Apenas Alguns Destes 27 Nomes
Jovens de talento que foram revelados pelas redes sociais e agora fazem sucesso também nas mídias tradicionais... Eles montaram suas próprias redes sociais, inventaram programas e usam as comunidades on-line para fazer negócio. São os que usam o poder mobilizador das redes para criar campanhas ou movimentos em prol de causas sociais, culturais e ambientais

O brasileiro Joe Penna, de 22 anos, é um dos artistas nacionais de maior sucesso no mundo. Conhecido como MysteryGuitarMan, nome de seu canal do YouTube, ele mistura música com uma edição frenética de imagens. Em seu último trabalho, Penna criou um aplicativo no Facebook para receber fotos de seus fãs. Foram mais de 7 mil imagens recebidas, que se transformaram num vídeo em homenagem aos espectadores. Seus vídeos somam 70 milhões de visualizações. A fama o transformou num garoto-propaganda de grandes empresas, e sua receita mensal com anúncios do Google supera os US$ 10 mil.

Esmir Filho - Cineasta - O filme Os famosos e os duendes da morte revelou o diretor Esmir Filho como uma das promessas do cinema brasileiro. O cineasta já mostrava seu talento no curta-metragem Tapa na pantera, protagonizado por uma idosa viciada em maconha. Foi um dos primeiros hits brasileiros no YouTube. Esmir continua a usar o Youtube para divulgar seu trabalho. Possui perfis no Facebook e no Twitter, onde interage com internautas que admiram seu trabalho.

Jan Chipchase- Designer - Como pesquisador da Nokia, o britânico passou os últimos anos rodando o planeta, investigando como as pessoas interagem com as mais diversas tecnologias. Suas observações criam perspectivas para enxergar as diferenças culturais e as transformações trazidas pela digitalização do mundo. Hoje fora da empresa de celulares, ele continua unindo belas fotos com observações desconcertantes em sua comunidade Future Perfect no Facebook.

Raquel Recuero- Pesquisadora - Uma das maiores especialistas em redes sociais no Brasil, Raquel Recuero, doutora em comunicação e informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concentra seus estudos nas mudanças que as tecnologias trazem aos processos sociais. É autora do livro Redes sociais na internet e foi consultora em empresas como Google e MySpace. Pelo Twitter, divulga diariamente estudos e análises sobre redes sociais, além de dicas para quem quer se aprofundar no assunto.

Andiara Peterle- Diretora do Bolsa de Mulher - Desde que assumiu o site Bolsa de Mulher, em 2005, Andiara Peterle juntou uma coleção de números positivos. De um site com pouco mais de 100 mil visitantes por mês, o Bolsa passou a 12 milhões. É a maior rede social feminina do Brasil, com conteúdo sobre sexo, beleza, moda, culinária etc. Ao mesmo tempo que atrai investidores e anunciantes, a própria Andiara dá conselhos para as usuárias sobre moda e estilo.

Fabrício Carpinejar- Escritor - Há quem duvide de seu valor cultural, mas a twitteratura – a literatura no Twitter – é um movimento que atrai escritores e poetas de gêneros e nacionalidades diversos. “O Twitter já foi sinônimo de preguiça, mas é a ferramenta de todo poeta”, diz Carpinejar. O escritor e poeta gaúcho aderiu ao microblog há um ano e lançou o primeiro livro de tweets do Brasil, uma coletânea dos aforismos que ele posta diariamente para mais de 28 mil seguidores.

Fabianno Xavier- Professor de informática - Em 2006, o professor de informática Fabianno Xavier participou de um encontro para trocar figurinhas do álbum da Copa da Alemanha. Tudo marcado pela comunidade do Orkut dos donos de álbuns. Em 2010, foi a vez de ele unir diferentes comunidades, por mensagens. Centenas de pessoas se encontraram para trocar, e Xavier virou uma espécie de embaixador das figurinhas, que organiza vários encontros em São Paulo.

Leia Mais aqui... PESSOAS QUE VOCE PRECISA CONHECER

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dunga: Sem Meras Coincidências...


Não. Eu não vou comentar a escalação ou o resultado do jogo... apesar que é preciso destacar a atuação de Maicon, eleito o melhor do jogo pela Fifa, que abriu o placar e se tornou o primeiro lateral-direito da seleção a marcar em uma Copa desde Josimar, em 1986; e também a do meio de campo Elano, em sua primeira participação em Mundiais, que fez o segundo gol da vitória do Brasil sobre a Coreia do Norte, por 2 a 1, em sua estréia na Copa do Mundo 2010.

O que "me trouxe aqui", no entanto, foi o modelito do Dunga que me lembrava o Pequeno Principe, de Antoíne de Saint-Exupèry... Lembro que assim que vi o Dunga a comparação foi inevitável. Franzi a testa, meneei a cabeça e sorri pensando: "Meu caso é sério!!!".

Achei que eu estava "vendo coisas onde não tinha" até mesmo no Jogo de estréia da Seleção Brasileira. Então, hoje quando li o artigo: "Dunga veste casaco de Herchcovitch na estreia na Copa, diz estilista" (Do G1, em São Paulo) tive dissipadas todas as minhas dúvidas :D

O artigo diz assim:

'Dunga tá de Herchcovitch!!! Tô feliz', escreveu o estilista pelo Twitter. A blusa de gola rulê já foi usada pelo técnico em dois amistosos anteriores.

O técnico da seleção brasileira Dunga vestia um casaco do estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch na estreia do time na Copa do Mundo nesta terça-feira (15), em Joanesburgo.

Quem confirmou o traje do técnico foi o próprio estilista, que comemorou em sua conta do Twitter a escolha de Dunga. "Confirmado Dunga ta de Herchcovitch e eu tenho um igual!!!!! To feliz!!!!", escreveu.

O casaco foi lançado na coleção masculina de inverno de 2006 do estilista paulistano. Inspirado no "principe urbano", misturando alfaiataria e esporte, o desfile trouxe modelos usando coroas de papel branco na cabeça.

O técnico apareceu duas outras vezes com a blusa de gola rulê (que não é de Herchcovitch) que está debaixo do casaco. A primeira durante um amistoso entre Brasil e Suíça em 15 de novembro de 2006. A seleção venceu por 2 a 1. Ele voltou a usar a blusa em outra partida, contra o Egito, em 15 de junho de 2009, quando o Brasil venceu por 4 a 3.


Vila Mulher: aqui

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Tabela da Copa 2010 – África do Sul

Para você que gosta de assistir aos jogos da Copa do Mundo num clima de muito agito, diversão e alegria... entre neste endereço aqui pra conferir a Tabela da Copa com as 32 SELEÇÕES CLASSIFICADAS PARA A COPA DO MUNDO 2010



América do Sul– Brasil, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.

América do Norte e Central– Estados Unidos, México, Honduras.

Europa – Espanha, Suíça, Inglaterra, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Eslováquia, Itália, Sérvia, Portugal, França, Eslovênia e Grécia.

África – África do Sul, Costa do Marfim, Gana, Camarões, Nigéria e Argélia.

Ásia – Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão.

Oceânia – Austrália e Nova Zelândia.

A Tabela é Perfeita!

Fonte: Aqui