domingo, 20 de junho de 2010

1, 2, 3... Respire Fundo. Agora escreva


Sabe-se que a responsabilidade da edição é imensa, pois é o editor quem faz a última avaliação da matéria. Sendo assim, cabe ao editor fazer: revisão ortográfica no texto; revisão nas sonoras escolhidas e nos sobe sons que o repórter sugeriu... a fim de melhorar o trabalho; acrescentar informações de última hora; fechar a lauda e liberar a matéria para figurar o epaço midiático.

Os erros de composições escritas podem ser classificados de diversas formas, enquadrados em diversas categorias. É admissível uma categorização como a que apresenta.

Erro Gramatical pode ser um erro de pontuação, de ortografia, de flexão de uma forma verbal, de utilização de um determinado tempo ou modo, de regência verbal, de utilização de uma preposição, de concordância entre um sujeito e um predicado, etc.

Erro Lexical ocorre, por exemplo, se uma palavra ou um registo de língua é desadequado em relação ao texto ou situação em causa.

Erro Textual existe, por exemplo, quando ao texto falta coesão, coerência, informatividade ou situacionalidade.

Erro Discursivo, ele não diz propriamente respeito ao sistema linguístico, à produção escrita, mas à linguagem em uso, ao processo de comunicação e aos factores pragmáticos dessa comunicação.

Li, agora pouco, no g1 Globo. O Erro na frase abaixo "salta aos olhos":

"Imagens mostram montanha russa de onde idosa caiu enferrujada. Brinquedo está interditado e deverá passar por perícia na segunda-feira. Idosa morreu após cair em parque na Barra da Tijuca, no Rio...".

O ASSUNTO É TRAGICO, pois ela estava com a filha e um grupo de amigos de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), onde morava, chegou a ser socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Contudo, a frase: "idosa caiu enferrujada" traz um erro gramatical que qualquer editor poderia evitar, qualquer mesmo...

Fonte: g1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário