sábado, 9 de abril de 2011

Tu serás uma bênção



O versículo Atos 7:3 diz: "E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar." Este versículo é uma chamada divina para Abraão, instruindo-o a deixar sua terra e sua família para seguir o plano de Deus: ir a terra de Canaã (Gn. 12:5).

Muitas vezes temos de deixar "nossa Terra" antes de Deus nos mostrar nossa "nova" terra... é uma ruptura com tudo aquilo que conhecemos, que temos familiaridade. As vezes pode ser tudo o que se quer: "deixar aquele local, conhecer outras pessoas, começar tudo de novo". Pode também ser o contrário, e não se ter plano algum em sair, em deixar sua casa, seu trabalho, conhecidos, familiares...

O capítulo 7 no livro de Atos no Novo Testamento faz uma referência a história de Abraão, narrada no Antigo Testamento em Gênesis 12:1 - o início da história de Abraão, considerado o pai do povo de Israel - Deus instrui Abraão a abandonar sua terra natal (Ur dos Caldeus) e sua parentela, enfatizando a necessidade de confiança total e obediência à vontade divina.

Não havia instrução de como seria mudar com toda a família fazendo um percurso de aproximadamente 1.850km, a pé. Idosos, crianças, animais, posses (roupas, alimentos, tendas). Era necessário fé. Foi necessário, disposição para estar sob dependência e direcionamento de Deus.

A família acompanhando Terá (pai de Abraão) que queria retornar a Canaã, tinham percorrido o equivalente a 950km. Chegando a Harã (cidade batizada com o nome do irmão de Abraão), as terras eram férteis e Terã se estabeleceu ali, na metade do caminho. E, Deus instruiu a Abraão que este deveria continuar a viagem até Canaã e se estabelecer nas terras que Ele (Deus) mostraria.
.
Abraão aos 75 anos de idade (Gn. 12.4) colocou à prova sua fé: confiar plenamente na direção divina para seu presente e futuro. Deixar conforto, segurança, vínculos sociais e familiares, para seguir um propósito maior: "Em ti serão benditas, todas as famílias da terra" (Gn. 12: 3).

Gênesis 12:5-7, diz: ⁵ E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. ⁷ E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

A viagem de Abraão para a Terra prometida envolvia planejamento: "...e dirige-te à terra que eu te mostrar". E, sempre que Abraão iniciava ou finalizava o trajeto sem o devido direcionamento de Deus, as consequências não eram boas e era necessário Deus adverti-lo, instruindo quanto aos ajustes. 

Nossas viagens (seja a passeio, visitação, moradia, trabalho...) devem ser planejadas de acordo a vontade de Deus, conforme Romanos 1:10: "Em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, me seja aberto o caminho para que eu possa visitá-los."

Em outra versão: "E uma das coisas pelas quais continuo a orar é a oportunidade de eu finalmente ir vê-los e Deus quisera e, sendo possível, fazer uma boa viagem" (Bíblia Viva).

*** Autoria: Elizabeth Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário