quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ano da França no Brasil

De 21 de abril a 15 de novembro de 2009, brasileiros e franceses irão celebrar o Ano da França no Brasil. Como parte das relações bilaterais entre os dois países, o França.Br 2009 levará a todas as regiões brasileiras uma série de atrações artísticas e culturais, além de debates e atividades nas diversas áreas do conhecimento, da economia e da tecnologia, a fim de mostrar aos brasileiros as diversas facetas da França contemporânea e ampliar as oportunidades de intercâmbio entre os dois países. Os eventos atingirão todos os públicos e todas as regiões do Brasil.


Ouvi a música "Ilha Magnética" de César Nascimento, interpretada pelas cantoras Carol e Ana Tereza e achei que a canção combina com as comemorações da França no Brasil, principalmente, por conta da peculiaridade de São Luís/MA ter sido a única capital brasileira fundada por franceses...

No Palcomp3 está mais audível e ainda tem a interação perfeita com o Poema: Canção sem Rima para ilha/Poeta Maranhense, Carlos Cunha. No YouTube:



Ilha Magnética
Compositor: César Nascimento
Interprétes: Carol e Ana Tereza

Oh! Que horizonte belo
De se refletir
Outro dia me disseram
Que o amor nasceu aqui
Saio detrás do sol
Com um jeito de guri
Tanto o novo como o leve
O amor nasceu aqui
Ponta d'Areia, Olho d'Agua e Araçagi
Eu sempre vou ouvir
A natureza me falando
Que o amor nasceu aqui
Oh que ilha inexata
Quando toca o coração
Eu te tocos
E tu me tocas
Cá nas cordas do violão
E se um dia eu for embora
Pra bem longe desse chão
Eu jamais te esquecerei
São Luís do Maranhão

Poema: Canção sem rima para ilha/Poeta Maranhense, Carlos Cunha

Sou velha e moça ao mesmo tempo,
pois nasci ontem e continuo hoje tão bela como uma estrela.
Fui descoberta por portugueses,
franceses dominaram meu coração
e hoje pertenço integralmente a brasileiros.
Canhões antigos cantam hinos de glória nas minhas praias
mescladas de cinza e azul.
As minhas igrejas entoam hosanas seculares
e dos meus musgos escorrem aleluias de um passado
que será perpétuo e que será perene.
Ainda há nas minhas
ruas a musicalidade dos bondes,
arrastados por burricos sonolentos e tardos.
Nas noites de lua cheia passeiam lendas pelas minhas calçadas,
subindo e descendo as minhas ladeiras.
Eu sou o passado em harmonia com o presente.
Eu sou a tradição em luta com os costumes modernos.
Eu sou o país dos azulejos, a catedral dos vitrais,
a cidade dos sonhos, o reinado da poesia.
Eu me chamo São Luís.


***

O Ano da França no Brasil – França.Br 2009 – tem como objetivo principal fortalecer a parceria estratégica entre os dois países e ocorre em reciprocidade ao Ano do Brasil na França – Brésil Brésis, realizado em 2005. Com resultados surpreendentes, o evento mobilizou mais de 15 milhões de pessoas, com centenas de atrações realizadas em todo o território francês, que trouxeram impactos diretos não só para o intercâmbio cultural, mas também para as trocas comerciais entre os dois países.

Na ocasião, registrou-se aumento de três vezes no volume de negócios entre França e Brasil (quando comparado ao ano anterior, 2004), o que correspondeu a cerca de US$ 450 milhões de produtos brasileiros importados pela França em 2005. O governo francês registrou um crescimento de 27% no movimento de turistas franceses no Brasil, além do crescimento de 20% nas matrículas nos cursos de português na França.

“Com o França.Br 2009, pretendemos estimular esses impactos para que não só a cultura venha a ganhar, mas o país como um todo, com resultados importantes em sua economia e nas diversas dimensões de intercâmbio que venhamos efetivar”, afirma o ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Angélique Kidjo
Angélique Kidjo é uma das grandes vozes da África e uma porta-voz de causas humanitárias, cuja obra é marcada pela diversidade cultural, se apresentou em São Luis do Maranhão, Rio de Janeiro e Brasília, em turnê parte das comemorações do Ano da França no Brasil.

No dia 8 de setembro/2009, a cidade de São Luís do Maranhão, a única capital brasileira fundada por franceses, completou 397 anos e concentrou a comemoração na Praça Maria Aragão, em um evento que reuniu cerca de oito mil pessoas para ouvir Angélique Kidjo. O show abriu a turnê da cantora beninense no Brasil, que integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil. O público estava empolgado e percebeu logo que a cantora subiu ao palco a conexão musical entre a França, a África e o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário