sábado, 30 de julho de 2011

Bahia: Música, teatro e poesia marcam os 200 anos da Biblioteca Pública


A biblioteca funcionava na praça Thomé de Souza

Apresentações teatrais, músicas, paletras e recital poético irá marcar os 200 anos da Biblioteca Pública da Bahia, a primeira da América Latina, que será comemorado no dia 04 de agosto/2011. O evento será aberto ao público.

Nomes como Saulo Fernandes, Larissa Luz, Magary Lord e Peu Meurray, dentre outros, vão se apresentar no local. Já a poetisa e atriz Elisa Lucinda fará um recital poético. Na programação, ainda será lançado um livro marcando os 200 anos da instituição.

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia foi criada em sessão solene no dia 13 de maio de 1811, mas só foi aberta ao público, com o nome de Livraria Pública da Bahia, no dia 4 de agosto do mesmo ano.

A biblioteca tem, atualmente, um acervo de 600 mil exemplares, sendo 150 mil livros, e diversos setores como o Braille, Periódicos, Documentação Baiana, Infanto-juvenil, Artes, Empréstimos e Obras Raras e Valiosas.

  • Confira a programação completa

8h30 - Abertura com apresentação do Palhaço Sabiá.

9h - Mesa de autoridades: o secretário de Cultura de Estado, Albino Rubim, o diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, a diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas, Ivanise Tourinho, a diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Kilma Alves; a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 5ª Região, Lucimar Silva e a deputada federal, Alice Portugal, que integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

10h - Lançamento do livro Biblioteca Pública do Estado da Bahia: 200 anos, escrito por Francisco Mota, Laura Trindade, Sisaltina Coelho e Carmem Aziz.

11h - Conferência do Professor Doutor em Ciência da Comunicação (USP), Luís Augusto Milanesi, criador do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo.

15h - Apresentação da peça teatral Diferente, espetáculo inclusivo que utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Atores surdos e ouvintes do Projeto Vozes em Gesto realizarão o espetáculo. O texto é de Claudio Simões, em co-autoria com Ivan dos Santos, Leandro Rocha e Roberto Salles.

19h - Tirando de Letra, uma descontraída conversa com personalidades baianas sobre a importância do livro e da leitura em suas trajetórias. Com: Aninha Franco, escritora e dramaturga; Jorge Portugal, educador e apresentador de TV; Marilda Santana, cantora e professora Doutora da Ufba; Jardilina Oliveira, advogada, escritora e sexóloga; Luiza Câmera, bibliotecária, escritora e presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos; Vevé Calazans, cantor e compositor; e Gabriel Francisco Maciel, o mais jovem escritor da Bahia, com 11 anos e 4 livros publicados.

20h - Recital com Elisa Lucinda, jornalista, atriz, cantora e poetisa.

20h30 - Encerramento com show do projeto musical Cabeça de Nós Todos, composto por Magary Lord, Peu Meurray, Saulo Fernandes, Emerson Taquari, Larissa Luz, Fábio Alcântara e Leonardo Reis, no Quadrilátero da Biblioteca.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário