sábado, 19 de fevereiro de 2011

Quão urbano-sertanejo é o Sertão



No site da Suppi Modas li sobre a Moda Sertaneja um artigo que aqui eu ressalto:

"Dentre muitos estilos para serem explorados, um dos mais divertidos na minha opinião é o sertanejo ou country. Diferente de muitos outros, ele segue exatamente o estilo de vida de seus adeptos. Por isso, é um estilo absolutamente regional e especifico.

Acompanhado das músicas, o sertanejo é completamente confortável e adequado às atividades diárias (que normalmente são na fazenda).

Vamos ao que interessa! Para as mulheres, a moda sertaneja reserva lindos chapéus, botas, muito jeans e estampas como xadrez, listras e tecidos finos. Para o frio, muito couro em jaquetas, cintos, calças e até mesmo em saias. Mesmo que pareça estranho, as botas são usadas até mesmo no calor por proteção.

A moda sertaneja é usada em fazendas ou no interior, aumentando o risco de doenças ou picadas de bichos, isso explica o uso das botas. Já os chapéus, começaram a ser usados com o intuito de proteger do sol, hoje em dia são apenas mais um acessório do universo feminino, e podem vir em palha, couro, lona, fita, pano ou até mesmo lã com várias estampas e modelos.

Na moda sertaneja ainda temos cintos, bolsas e acessórios que podem ser usados no dia a dia desde que bem combinados.

E como eu disse anteriormente, o jeans é muito usado na moda sertaneja em praticamente todos os modelos ou cores. O jeans desfiado se destaca nas versões femininas ou masculinas".

Gostei também desta postagem sobre a moda sertaneja universitário...

"E a moda country, com a nova nomenclatura de “sertanejo universitário”, chega a todas as capitais, antes urbanas, mostrando com força seu lado de terra e raiz. A Comunidade Moda pesquisou os ultimos anos de desfiles buscando as referências de grandes estilistas para o tema feminino. Partimos da base do clipe "Don’t Tell Me da Madonna" para mostrar o quanto urbano é o nosso sertão.



Paulo Fernando – Comunidade Moda – Fotos: Pesquisa Comunidade Moda"

Na contramão dos modismos de roupas e tendências lembrei da canção "Memória Esquecida", de José Rico e Campanari, pois é dessa canção, uma das grandes frases sobre música sertaneja: "...eu agradeço o progresso que vejo, mas o sertanejo ainda é sertão".

"Não há vasilha que meça os gostos nem balança que os iguale; cada qual tem o seu, e, pensando que é o melhor, é o mais enganado." (Mateo Alemán)


Na música "Memória Esquecida" os compositores criticam os "modismos", descrevendo a saudade da "moda sertaneja que hoje não se faz", ressaltando que a música "feita" sem paixão, geradas sem a sensibilidade que a boa música exige não aproveita a emoção dos solos de viola, dos versos longos, dos refrões, pois deixam de explorar "a deixa" das letras que contam fatos históricos bem como acontecimentos marcantes da vida das comunidades... Escorregando de um lado para o outro, tais músicas atolam num ritmo indefinido que não se enquadra a música caipira, sertaneja ou de raiz...

Memória Esquecida
(José Rico/Campanari)


Ai que vontade
De ouvir de novo
Moda sertaneja
Que hoje não se faz

Parece até que a sensibilidade
Ficou na saudade
Não existe mais

Me dói saber
Que alguns artistas
Que alcançaram sucesso na vida

Usaram tanto o sertão
Como história
E hoje na memória ficou esquecida

Ai que vontade
De ouvir agora o som da viola
Num pagode bom

Lindas guarânias que a gente arrepia
No som na magia do acordeon

Cade o tal cantador de verdade
Com simplicidade, alma e coração
Apaixonado pela natureza
Cantava belezas deste meu sertão

Quanta saudade da terra tombada
Do fogão de lenha
E o cafezal em flor

E o cantar triste da siriema
Que já foi o tema de canções de amor

Até a linda colcha de retalhos
Serviu de agasalho
Não se lembram mais

A mãe de leite de filho presente
Hoje ninguém sente
A falta que ela faz

Ai que vontade
De ouvir agora o som da viola
Num pagode bom
Lindas guarânias que a gente arrepia
No som na magia do acordeon

Já não se lembra o velho candieiro
Que foi o primeiro
Rei do estradão

Eu agradeço
O progresso que vejo
Mas o sertanejo
Ainda é sertão

FONTE
Comunidade Moda
suppidesigns

Nenhum comentário:

Postar um comentário