quarta-feira, 3 de março de 2010

Promessa de Restauração


O livro de Isaías - capítulo 43, é uma mensagem de consolo, redenção e esperança de Deus para o povo de Israel. Ele destaca o amor incondicional de Deus e Sua promessa de restauração.

          ¹ Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. - v. 1 - ¹⁰ Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. v. 10 - ¹³ Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? v. 13 - ¹⁵ Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. v. 15 -

1. Proteção Divina (V. 1–3)
Deus afirma que criou e resgatou Seu povo. A promessa mais famosa está no versículo 2: "² Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."

Deus estará presente durante as tuas provações, a te dar discernimento e coragem, te dando ânimo, protegendo, fortalecendo, direcionando; e, as adversidades não terão "a última palavra".

2. O Valor do Povo para Deus (V. 4–7)
Deus declara que Seu povo é precioso e amado. Ele promete reunir os exilados de todos os cantos da terra (norte, sul, leste e oeste), trazendo-os de volta para sua identidade nEle.

A identidade em Isaías 43, significa abandonar o medo, a culpa, confiar que é criado e formado (v. 1), redimido e chamado pelo nome (v. 1); precioso e honrado (v. 4); Deus Presente (v.4); que é amado, perdoado e protegido por um Deus soberano.

O propósito final dessa identidade restaurada é que o povo viva para a glória de Deus: "Ao povo que formei para mim, para que me dê louvor" (Is. 43:21).

3. A Unicidade de Deus (V. 10–13)
Israel é chamado para ser testemunha de que não há outro Deus além do Senhor. Ele afirma: "¹¹ Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador" (v. 11). Ele ressalta Sua soberania eterna.

4. "Uma Coisa Nova" (V. 18–19)
Deus exorta o povo a não ficar preso ao passado, pois Ele está prestes a realizar algo inédito: "Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo."

5. O Perdão por Graça (V. 25)
Mesmo diante das falhas e pecados do povo, Deus oferece misericórdia: ²⁵ Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro". v. 25.


Nenhum comentário:

Postar um comentário